Marinete do Forró encanta turistas enquanto circula por pontos turísticos da capital

Agência Aracaju de Notícias
21/01/2022 17h12

Na sua primeira viagem com turistas que visitam Aracaju nesta alta temporada, em pleno verão e após dois anos fora de circulação, a Marinete do Forró marcou sua retomada, nesta sexta-feira, 21, com muito forró pé de serra e sorrisos nos rostos de turistas passageiros e também dos aracajuanos que cruzaram com o ônibus turístico ao longo do roteiro.

Em frente aos Arcos da Orla da Atalaia, os passageiros aguardaram o horário de partida ouvindo o tradicional ritmo nordestino. Antes mesmo de entrar no ônibus, Lada Teixeira, turista da cidade de Buritizeiro, no Norte de Minas Gerais, já estava ansiosa para começar o passeio.

“Eu tenho uma amiga que mora aqui e ela me disse sobre a Marinete, explicando como funcionava, daí agendamos e viemos hoje. Estou muito ansiosa para conhecer a Marinete, pois tem pontos da cidade que não fui e essa é uma ótima oportunidade para a gente conhecer os locais turísticos da cidade. Isso nos proporciona muitas coisas bonitas aqui em Aracaju e todo ano que eu venho sempre tem uma novidade, sempre tem coisas novas. O investimento que está sendo realizado aqui na área do turismo é encantador”, comentou com entusiasmo e logo em seguida embarcou no ônibus.

A jovem Jéssica Borghese também é de Minas, mas atualmente mora em São Paulo. Ela visita a capital sergipana pela primeira vez e assim que soube da Marinete do Forró, ficou logo interessada em saber mais a respeito.

“Ontem eu vim fotografar no “Eu amo Aracaju” que tem aqui na Orla, daí vimos a Marinete e achamos super bonitinha, com o pessoal vestido com roupa junina e decidimos perguntar como funcionava e nos explicaram sobre o passeio. À tarde fizemos o cadastramento e reservamos esse passeio de hoje e também o de amanhã, para a Orla Pôr do Sol. Já conhecemos alguns pontos da cidade, mas agora será acompanhado por pessoas que entendem, que são os guias turísticos, e ouvindo forró, claro”, comentou.

Saindo da Orla de Atalaia, a Marinete seguiu caminho rumo à primeira parada, no Largo da Gente Sergipana, na avenida Ivo do Prado, em frente ao Museu da Gente Sergipana, no Centro de Aracaju. Enquanto conhecia parte da nossa cultura local no ponto turístico, o porto-velhense Valderson Amaro elogiou o passeio e enfatizou que vai recomendá-lo "a todo o mundo".

“O passeio é excelente, muito animado, com música boa e uma representação bastante bacana da cultura local, a gente está amando. Conheci vários pontos interessantes da cidade que mostram pra gente um pouco do que tem de turismo para ser explorado, achei muito legal. Super recomendo, não só para o pessoal da minha cidade, Porto Velho, mas para as pessoas de qualquer cidade que queiram fazer um turismo de qualidade, pois bom atendimento a gente encontra aqui”, disse.

No intervalo entre uma foto e outra, Andréia Maria Silva de Paulínia, no estado de São Paulo, disse que essa era sua primeira vez em Aracaju. Depois de aproveitar os dias na cidade, ela disse que, com certeza, deve guardar para sempre as boas lembranças que irão ficar da Marinete do Forró.

“Eu adorei conhecer a Marinete, porque eu amo música e achei uma ação ótima. É uma alegria enorme que dá na gente dentro daquela ônibus. Esse é um passeio ótimo, super recomendo e agora vou guardar na lembrança para sempre”, comentou abrindo no rosto um sorriso de satisfação.

Roteiro da Marinete
Nas quintas e sextas-feiras, a Marinete do Forró funciona a partir das 14h30, horário em que o ônibus parte dos Arcos da Orla da Atalaia em direção ao Largo da Gente Sergipana, na avenida Ivo do Prado, seguindo para a Orla do Bairro Industrial e para o Centro de Artesanato Chica Chaves. Logo depois ela realiza o caminho de volta, desta vez passando pelos Mercados Centrais, pela Catedral Metropolitana e também no Centro de Turismo para depois se dirigir à Orla da Atalaia para o desembarque dos passageiros, que acontece no Posto de Atendimento ao Turista.

Já aos sábados, o horário é diferenciado, às 15h30. De lá, a Marinete segue por um passeio por toda a extensão da orla marítima de Aracaju, seguindo para a Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro, e em seguida retorna para a Orla da Atalaia, com previsão de chegada às 18h30. O desembarque dos passageiros é realizado no Posto de Atendimento ao Turista.

Reserva de vagas
Para participar do city tour da Marinete do Forró é necessário agendamento prévio e presencial no Posto de Atendimento ao Turista, localizado nos Arcos da Orla da Atalaia, de quinta-feira à sábado, das 9h às 13h.

Para agendar, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de vacina (cartão de vacinação ou certificado do Ministério da Saúde, emitido pelo Portal Conecte SUS). É possível agendar para o mesmo dia ou dias seguintes, desde que seja da mesma semana.

Após a reserva, o interessado receberá uma pulseira que dá acesso ao ônibus no dia escolhido para o passeio. Para mais informações sobre a Marinete do Forró, aracajuanos e turistas podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, através do telefone (79) 99152-2790.