Moradores aprovam construção de novas praças no 17 de Março e Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2022 09h00

Para garantir mais dignidade e qualidade de vida aos moradores dos bairros 17 de Março e Santa Maria, na zona Sul da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju está investindo, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na construção de dez praças na região.

As novas áreas de lazer e convivência fazem parte do "Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro", um pacote de investimentos do Município, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de obras de intervenções de infraestrutura social e urbana.

Das dez praças, oito estão sendo erguidas no 17 de Março, sendo que duas já foram entregues, duas estão em fase de conclusão e quatro em trâmites finais para serem executadas. As outras duas serão construídas no bairro Santo Maria, ambas em processo de licitação.

Novas praças
No 17 de Março, na praça 8, a Emurb executa, atualmente, os passeios em concreto. O meio-fio já foi concluído, bem como a instalação de postes e luminárias em LED. Além disso, inicia a implantação do pergolado. Após a conclusão destas etapas, serão implantados o gramado e os brinquedos e equipamentos de ginástica.

O serviço na praça 2 segue no mesmo estágio, com o adicional da quadra poliesportiva, que já começa a ser erguida. A gestão municipal implantou as muretas que cercam o espaço, e está iniciando o alambrado.

Expectativas
A dona de casa Maria Madalena da Silva, 58, mora há 15 anos no 17 de Março. Ela, assim como tantos outros moradores, externa boas expectativas com relação às novas praças. "Estou gostando do que estou vendo, porque as crianças vão ter um espaço de lazer. As mães vão poder acompanhar seus filhos para não ficarem sozinhos. Vou aproveitar também para fazer caminhada. Aprovo muito a construção", diz.

Zenilde Carmo Souza, 47, mora há 13 anos na localidade e compartilha da mesma opinião de Zenilde. "Vai ser muito bom ter esse espaço, com mais árvores. Quando estiver pronta, nossas crianças vão ter um local para brincar".

Moradora do bairro 17 de Março há 15 anos, Lenilde dos Santos, 26, é mãe de duas crianças e se mostra entusiasmada. "Até então não tínhamos uma área de lazer, e a construção da praça se transforma numa área de lazer, porque é um local esportivo e as crianças gostam muito. E os adultos também vão poder fazer caminhada e exercícios", argumenta.

E isso é também o que pensa Edite Maria dos Santos, 68. Ela Mora em frente à praça 8 e já vislumbra os futuros finais de tarde, sentada no banco da praça, apreciando a paisagem. "A praça é boa demais. Agora a gente vai caminhar perto de casa. Vai ter banquinhos e vou me sentar para tomar uma fresca em frente a minha casa. Vai ser bom demais", vislumbra.

Andrielle Menezes Santos das Chagas, 19, também aprovou a construção da área de lazer, mesmo fazendo algumas ressalvas. "Muito bom para as famílias, que às vezes não têm condições de sair e podem ir para as praças levar as crianças. É uma ação que ajuda bastante os moradores do 17 de Março", afirma.