Aracaju avança na imunização contra covid e vacina crianças de 8 e 9 anos

Saúde
01/02/2022 15h29

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta terça-feira, 1º, a vacinação das crianças de 8 e 9 anos, sem comorbidades, contra a covid-19. Para esse novo público, a primeira dose está disponível em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no drive-thru do Parque da Sementeira e no Shopping Jardins. Ao mesmo tempo, a gestão municipal prossegue na vacinação dos grupos anunciados anteriormente. Nesta terça, até 13h, cerca de 705 crianças foram vacinadas na capital.
 
No Ponto de vacinação do Shopping Jardins, que também foi iniciado hoje, a imunização está disponível das 8h às 17h, e o imunizante disponibilizado é a CoronaVac. 

Paulo Soares conta que na família a expectativa pela vacina era muito grande. “Fico muito feliz por este momento, de nós quatro, só Ayla de 8 anos, que faltava receber a primeira dose, por isso, viemos logo no primeiro dia e o momento foi de muita emoção”, explica. 

Para que a criança receba a primeira dose, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento de identificação com foto (do menor e do responsável), comprovante de residência de Aracaju e carteira de vacinação da criança.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) 
As UBSs estão divididas em dois grupos para atendimento ao público infantil: em seis delas, a vacina disponibilizada é a CoronaVac, e em outras seis é o imunizante pediátrico da Pfizer. Em todas essas unidades a vacinação ocorre das 8h às 15h.

As UBSs com CoronaVac para crianças são: Santa Terezinha (Robalo); Celso Daniel (Santa Maria); Edézio Vieira (Siqueira Campos); José Calumby (Bugio); Carlos Fernandes (Lamarão) e Amélia Leite (Suíssa). Nas 12 UBSs, a vacinação ocorre das 8h às 15h.

Já as unidades com Pfizer são: Carlos Hardman (Soledade); José Machado (Santos Dumont); Joaldo Barbosa (América); Ávila Nabuco (Médici); Geraldo Magela (Orlando Dantas) e João Bezerra (Areia Branca).

Locais de vacinação
A professora Janieri Santos escolheu a UBS Geraldo Magela para vacinar o filho João Lucas, de 8 anos. “Eu acredito na extrema importância da ciência, e quando eu vi na TV que estava liberado a vacinação para crianças de 8 e 9 anos, foi a primeira coisa que fiz hoje, vim vacinar logo meu filho, pois eu acredito de verdade que a vacina funciona”, enfatiza.

Já no Parque da Sementeira, a vacinação ocorre das 8h às 13h e o imunizante disponibilizado é a CoronaVac. Não é necessário cadastro prévio. Marcelo Batista levou a sobrinha Êmile Vitória para se vacinar no drive-thru. “Os pais da minha sobrinha não puderam vir hoje, e eu estou aqui representando eles. Peço que todos os responsáveis venham trazer suas crianças, pois vacinas salvam”, orienta.

Emocionada, Joice Sobral também levou a filha Isabelle Sobral para receber a vacina no drive-thru do Parque da Sementeira. “Está tudo organizado. A vacinação é rápida e bem prática aqui no drive. Volto para casa com a esperança de dias melhores e com muita saúde”, disse.