Ano letivo na rede municipal de ensino inicia no próximo dia 14

Educação
03/02/2022 14h35

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciará o ano letivo 2022 da rede municipal de ensino no próximo dia 14 de fevereiro. Neste ano, até o momento, a rede conta com quase 30 mil estudantes matriculados em suas 74 unidades de ensino.

A data de início das atividades pedagógicas com os estudantes, que anteriormente estava agendada para o dia 7, foi alterada devido à necessidade, observada pela Semed, de ampliar o tempo de planejamento administrativo e pedagógico das escolas municipais de ensino fundamental (Emeis) e de educação infantil (Emefs), para que consolidem os preparativos necessários do retorno presencial de toda a rede.

"Este tempo a mais se faz necessário diante dos desafios que enfrentamos desde 2020 com a pandemia. Precisamos iniciar, com segurança, o ano letivo de uma rede com cerca de 30 mil estudantes que têm, nas nossas escolas, um lugar para o qual convergem não apenas as políticas educacionais stricto sensu do país, previstas na Constituição Federal e na LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação], mas toda uma rede de proteção, cuidado, nutrição, sociabilidade, segurança e de certeza de poder vivenciar, na plenitude, a infância, a adolescência e a vida adulta", afirma a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

A medida de estender em mais uma semana o planejamento das escolas surgiu, também, considerando a renovação de boa parte das equipes gestoras, que tomaram posse no fim do ano passado, após processo eleitoral. 

"Percebemos a necessidade de utilizar a primeira semana do calendário escolar de 2022 para as unidades de ensino concluírem a reestruturação pedagógica, procedimental e material a fim de receber, da melhor forma e com toda segurança, os nossos alunos para o ano letivo de 2022. Dessa maneira, estenderemos o período de planejamento administrativo e pedagógico até o dia 11 de fevereiro de 2022, o qual deverá ocorrer presencialmente com toda a equipe pedagógica", completa Maria Cecília.

Apesar da alteração no calendário, a programação das creches permanece inalterada, seguindo estritamente os calendários previamente estabelecidos pela Semed. 

Planejamento
A Secretaria Municipal da Educação encaminhou para as escolas um documento com propostas de atividades a serem realizadas nas unidades na semana de 7 a 11 de fevereiro. Entre os temas propostos, estão: orientações para acolhimento e Diretrizes para a Educação Infantil em 2022, avaliação diagnóstica, saúde mental de profissionais da Educação, síndromes gripais e vacinação, orientações para lançamento do planejamento no Diário Eletrônico, entres outros.

As orientações quanto às reposições desta primeira semana serão divulgadas às escolas pela Semed ainda esta semana.