Recapeamento da avenida Santos Dumont aprimora mobilidade na Orla da Atalaia

Obras e Urbanização
08/02/2022 15h00

Avançando em sua última etapa, a obra de recapeamento asfáltico da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, promove uma melhoria significativa na mobilidade urbana da região, a qual concentra diversos equipamentos turísticos. O novo pavimento proporciona mais segurança para veículos e pedestres, tornando o tráfego mais cômodo no local.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa o serviço no sentido Centro da via. Nesta fase, a obra compreende uma extensão de 2,5 km, restando apenas pouco mais de 1 km para sua conclusão.

Toda a extensão da avenida, no sentido praias, já teve a malha viária renovada, incluindo sinalizações vertical e horizontal implementadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Ao todo, a Emurb já implantou mais de 7,1 mil toneladas de massa asfáltica, o Cimento Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ).

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, ressalta as mudanças que uma obra deste porte provocam na dinâmica de trânsito. O gestor destaca que a avenida Santos Dumont é uma via bastante movimentada, localizada no principal cartão-postal da cidade, e que já estava bem desgastada pelo alto fluxo de veículos.
 
"Então, com a nova camada asfáltica, motoristas e pedestres circulam de forma mais segura, sem o risco de expor os veículos a buracos ou outro tipo de falha. Além disso, as vias bem conservadas e sinalizadas compõem o conjunto visual da paisagem, então agora teremos um local que, além de muito lindo, oferece segurança e fluidez para quem o visita”, afirma Ferrari.

O recapeamento da avenida Santos Dumont é realizado a partir de uma técnica chamada fresagem, que remove o antigo pavimento e prepara a pista para aplicação do novo. O material retirado é levado para a usina da Diretoria de Operações da Emurb, e é reutilizado para servir de base ou para compor o revestimento primário de ruas e avenidas da cidade. Com o reaproveitamento do material, a gestão municipal evita o desperdício e garante mais economia aos recursos públicos.