Prefeitura apresenta o zoneamento do Plano de Manejo do Parque do Rio Poxim

Meio Ambiente
09/02/2022 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quarta-feira, dia 9, a terceira Oficina de Apresentação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Rio Poxim (PNM do Poxim).

Realizada de modo online, a oficina reuniu 88 participantes e serviu para apresentar o zoneamento proposto para o Parque Natural Municipal do Poxim, realizado a partir de análises das características próprias de cada área, bem como os graus específicos de proteção e possibilidades de intervenção humana.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, explica que a apresentação do zoneamento do PNM do Poxim "é mais uma das etapas para caracterizar o desenvolvimento de diretrizes para a futura gestão do Parque".

De acordo com Alan, o ordenamento territorial é usado como recurso para se atingir melhores resultados para a Unidade de Conservação (UC). Ele destaca, ainda, que foram identificadas cinco zonas diferenciadas que receberão diretrizes específicas para cada área.

A elaboração do PNM do Poxim contou com a contratação de serviços especializados da empresa Arcadis SA, e é executada com recursos do financiamento captado pelo Município junto  Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

O Plano de Manejo está sendo desenvolvido em cinco etapas, além do Plano de trabalho, já concluído: coleta, análise e sistematização de dados (em andamento); Diagnóstico Socioambiental (em andamento); Zoneamento; Plano de Gestão; e Produtos Finais.

Participaram da Oficina o secretário Luis Fernando Silveira de Almeida, da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania; Jorge Luís Almeida Fraga, da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo; e representantes de diversos segmentos da sociedade e, ainda, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente.