Prefeitura adia início do ano letivo da rede municipal de Aracaju para o dia 7 de março

Agência Aracaju de Notícias
11/02/2022 15h36

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tendo em vista o aumento do número de casos de covid-19 nas últimas semanas, decidiu adiar o início do ano letivo nas 74 unidades de ensino da rede municipal para o dia 7 de março. A vacinação nas escolas seguirá o mesmo calendário.

No período entre 14 de fevereiro e 7 de março a administração municipal fará a entrega dos kits escolares, com fardamento e material didático, como destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.

“A partir da definição do Comitê Estadual, decidimos adiar o início das aulas da rede municipal. No período de 14 de fevereiro a 7 de março, faremos a entrega do fardamento e dos kits de material escolar para os alunos da rede. Além disso, vamos aproveitar para intensificar os conteúdos educacionais, fazer reuniões no intuito de preparar ainda mais para o retorno das aulas. Quando retornarmos as aulas, a Prefeitura fará a vacinação nas escolas e distribuirá aos pais um documento de autorização para que a escola tenha permissão de vacinar seus filhos”, ressalta Edvaldo. 

Todo cuidado tem sido tomado de forma que o retorno presencial seja seguro para toda a comunidade escolar. Todas as unidades estão equipadas com totens de álcool em gel e equipamentos de higiene pessoal e coletiva, como pias fixas e portáteis, dispensadores para para álcool, sabonete líquido e papel toalha, pulverizadores spray, termômetros digitais infravermelho, lavadoras de alta pressão, fitas para demarcação, tapetes sanitizantes, hipoclorito de sódio, máscaras, luvas, entre outros.

Os prédios passaram por um processo de manutenção e vistoria, de forma a garantir a circulação de ar pelos espaços. As equipes gestoras, por sua vez, receberam nota técnica com orientações visando padronizar as medidas de proteção no que diz respeito à transmissão da covid-19. 

Além disso, o uso de máscaras para acesso e permanência nas escolas é obrigatório, assim como a vacinação de todo o corpo docente e funcionários. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) serão distribuídos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estudantes, contendo máscaras, porta-máscaras, face shield e squeezes.

Vacinação nas escolas
O processo de vacinação nas escolas também será iniciado no dia 7 de março, tendo como público alvo alunos de 5 a 11 anos. Um cronograma será divulgado semanalmente, com escolas pólos recebendo alunos de unidades vizinhas. 32 escolas receberão equipes de vacinação, sendo duas por dia.

A imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, dentro do horário escolar, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os alunos que serão vacinados deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e, no dia previsto, além do termo de autorização, é necessário que seja enviada para a escola a caderneta de vacinação da criança, cartão SUS e RG (caso a criança tenha).