Prefeitura capacita servidores da Sema sobre monitoramento da qualidade do ar e ruído

Meio Ambiente
14/02/2022 18h00

A Prefeitura de Aracaju iniciou um curso de monitoramento da qualidade do ar e ruído, voltado para os servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O curso, por meio de aulas teóricas e práticas, aborda as principais contaminantes e consequências no meio ambiente; efeitos e consequências da poluição atmosférica para a saúde humana; fontes e efeitos de ruídos.

Secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos destaca que é necessário preparar os servidores para aprimora o desempenho das funções, de modo a qualificar a avaliação dos processos. “A Prefeitura estabeleceu um Planejamento Estratégico com diversas entregas e avanços na questão ambiental da cidade e, naturalmente, essas melhorias e adaptações de atuação precisam ser complementadas e acompanhadas por um processo continuado de educação, que é exatamente o que nós estamos propondo a fazer nesse programa de treinamento. Então, já capacitamos os servidores em relação ao licenciamento ambiental, em recuperação de áreas degradadas da cidade e agora oferecemos um treinamento, especificamente, no monitoramento da qualidade do ar e ruído, que é uma das questões que geram muitos conflitos”.

A partir deste programa de capacitação, a gestão municipal atua para atualizar os servidores em diversos temas relacionados ao meio ambiente, assegurando maior eficiência no trabalho desenvolvido pela Sema, procurando melhorar cada vez mais, de maneira efetiva, o trabalho de proteção ambiental na cidade.