Prefeitura finaliza reforma do prédio do CAPS AD Primavera, na Atalaia

Saúde
08/03/2022 16h30

Em breve os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera poderão usufruir de nova sede, localizada no bairro Atalaia. A Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), deve entregar, ainda neste mês, a reforma da unidade de saúde responsável pela assistência em saúde mental aos usuários de álcool e outras drogas. Nessa obra, o Município investe cerca de R$940 mil, fruto de convênio com o Governo Federal. 

E nesta terça-feira, 8, acompanhada da equipe técnica de Infraestrutura e da Rede de Atenção Psicossocial, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, realizou uma visita técnica para acompanhar o andamento da obra de revitalização, que está em fase de acabamentos. 

“Com esse novo prédio do CAPS AD poderemos ofertar um serviço em saúde mental ainda mais qualificado, visto que o espaço físico será muito bem aproveitado e as atividades terapêuticas poderão ser ampliadas. Uma entrega importante para a cidade e que terá um reflexo muito positivo no serviço prestado aos nossos usuários”, declarou a secretária. 

Atendimento
Até a entrega da nova unidade, os usuários assistidos por esse Centro continuarão sendo atendidos no prédio localizado na avenida Beira Mar, 2118, bairro Farolândia. De acordo com a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, na semana de mudança para o novo prédio, os usuários serão orientados sobre os atendimentos e o acolhimento noturno. 

“Os usuários não ficarão desassistidos quando houver o processo de mudança para o novo prédio. Ao longo do mês, iremos orientar sobre alguma alteração de horário ou mudança de fluxo, caso seja necessário, mas até lá os serviços continuam sendo ofertados no endereço atual”, orientou. 

CAPS AD Primavera
O Caps AD Primavera atende adultos, e o Caps AD Vida crianças, adolescentes e jovens de até 29 anos, e são destinados às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. Ambos são do tipo III e funcionam 24 horas, dispondo de leitos de acolhimento noturno. 

O projeto de reforma do novo prédio contempla três consultórios, sala de atendimento, sala de acolhimento adulto, sala de acolhimento noturno, vestiários, refeitório, sala de observação, farmácia e posto de enfermagem. O espaço ainda conta com área de convivência e de oficina terapêutica, além de cozinha adaptada e sala de costura para os projetos intersetoriais voltados à geração de renda.