Na Semfaz, mulheres lideram equipes e assumem papel de protagonismo

Fazenda
08/03/2022 16h40

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8 de março, é uma data que marca as conquistas do universo feminino, relembra a luta pela garantia de direitos básicos conquistados ao longo do tempo pelas mulheres, e ressalta as pautas que ainda precisam ser discutidas para garantir o merecido espaço de cada uma dentro da sociedade. Espaço este que, cada vez mais, tem sido ocupado de forma preponderante e decisiva por elas.

Na Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), por exemplo, elas têm sido protagonistas. À frente de coordenações e diretorias das mais diversas áreas, as servidoras imprimem uma característica singular de liderança e fazem a diferença para as equipes que comandam.

“Estou há cerca de quatro anos na função de contadora geral da Contabilidade do Município de Aracaju e, durante esse tempo, presenciei grandes mudanças na Administração Financeira e Contábil e precisei me reinventar e me adaptar ao novo”, conta Rafaela Pereira, coordenadora de Operações Contábeis da pasta.

Para ela, estar numa posição de liderança, como mulher, é uma grande conquista profissional e pessoal. “Busco sempre ser resiliente e empática com a minha equipe. Hoje, me sinto realizada em atuar num órgão que tem o propósito de consolidar as contas públicas do município; acordo todos os dias com a certeza de estar no lugar certo, e espero ser referência para várias mulheres negras de origem humilde”, enfatiza.

Na Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da Fazenda, é uma mulher quem coordena e acompanha a execução de atividades relacionadas às finanças e à gestão de pessoal: Gardênia Barreto. Com 28 anos de experiência profissional, com passagem por outros órgãos públicos da capital e do interior do Estado, ela destaca os principais desafios que enfrenta na carreira.

“De maneira geral, o fato de ser mulher, mãe, esposa, filha, entre outras funções, me coloca uma pressão e uma autocobrança muito grande, pois busco ser inteira em todas as atividades que desempenho. É preciso muito jogo de cintura para equilibrar os pratos, mas tenho muito orgulho de ser mulher e saber que, mesmo com todas as dificuldades, nós somos capazes e conquistamos o nosso espaço”, ressalta.

Assim como ela, a diretora do Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC), Valéria Lessa, divide seu tempo entre os cuidados com o cidadão aracajuano que procura o serviço da Secretaria da Fazenda, a atenção aos três filhos, e o zelo pelos pais idosos.

“Sou famosa pela vida corrida. Mas é assim que me sinto realizada. Cada contribuinte que sai daqui satisfeito com atendimento, cada conquista dos meus filhos e cada dia que consigo retribuir aos meus pais os cuidados que um dia eles tiveram comigo, me realiza e me incentiva a continuar fazendo o meu melhor em todas as funções que desempenho”, declara.

E o que essas três mulheres, servidoras da Fazenda, têm em comum? Rafaela, Gardênia e Valéria possuem como parceria de trabalho outras mulheres. Diferentemente do pensamento obsoleto de que o universo feminino é feito de disputa, as equipes são formadas majoritariamente por mulheres, as quais incentivam outras mulheres e, juntas, buscam atingir os melhores resultados para a administração pública que atuam.