Alunos da rede municipal comemoram início do ano letivo de 2022

Educação
08/03/2022 16h00

Após um longo período de aulas remotas e semipresenciais, e após dois meses de férias, o ano letivo de 2022 inicia com muitos alunos comemorando a oportunidade de estar mais uma vez na sala de aula. Na rede municipal de ensino de Aracaju, estudantes estão empolgados com o ano letivo, iniciado na segunda-feira (7).

No bairro Atalaia, a estudante Keccy Laiane Miranda, de 10 anos, está aproveitando os primeiros dias de aula para matar a saudade de um cantinho que ela gosta muito: a biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, onde está matriculada.

"O que eu mais senti saudade da escola foi da biblioteca. Eu amo a biblioteca porque é muito bonita e organizada e eu adoro os livros daqui, eu adoro ler histórias", conta a estudante do 5º ano.

Enquanto uns matam a saudade dos livros, outros não viam a hora de poder merendar novamente na escola. Antony Augusto Souza, também de 10 anos, conta que adora a hora do lanche. Nesta terça-feira, 8, biscoitos com achocolatado fizeram a alegria dos estudantes na hora do intervalo, que segue intercalado entre as turmas para evitar aglomerações.

"Eu gosto muito da merenda daqui. Tudo que servem é muito bom. E eu também estava com saudades do colégio todo, não aguentava mais estudar online, queria voltar pra escola e agora já posso", comemora Antony.

Uma das maiores dificuldades na Educação impostas pela pandemia foi justamente a ausência do contato presencial entre professores e alunos. A tela de computadores e celulares não foi suficiente para o aluno João Pedro Cruz matar a saudade do professor de Educação Física, o que ele aproveita para fazer agora.

"Eu gosto muito do Lucas, meu professor de Educação Física. Para mim ele é o melhor professor dessa escola e as aulas dele são muito divertidas. Era o que eu mais tinha saudade", expressa o estudante do 5º ano da Emef Anísio Teixeira.

A falta da escola não foi sentida exclusivamente pelos estudantes. Professores, que também estavam afastados da sala de aula, comemoram o retorno. É o caso da professora Rita de Cássia Nascimento, que agora está novamente próxima da sua turma.

"Estava com saudades de voltar à escola, de ter esse contato com meus alunos, de sentir o carinho deles, de sentir essa receptividade tanto dos pais, quanto dos estudantes. As aulas remotas foram um grande desafio, fizemos o que podíamos para apoiar os estudantes e suas famílias, mas era difícil pois não tínhamos aquele contato físico. Mas agora estamos juntos e estou muito feliz com esse retorno para que nossos alunos possam progredir e ter um ótimo ano letivo", conta Rita de Cássia.

Novidades
Neste ano, a rede municipal de ensino iniciou o ano letivo com novidades para professores e alunos. Todos os mais de 30 mil estudantes receberão fardamento e kits de material escolar. Além disso, as unidades de ensino fundamental estão sendo equipadas com laboratórios de Matemática e de Ciências e todos os professores da rede estão recebendo amplificadores de voz para preservar a saúde vocal.