Investimentos da Prefeitura fortalecem recuperação de segmentos do turismo

Indústria, Comércio e Turismo
11/03/2022 09h00

Paralelamente ao trabalho de enfrentamento à pandemia do coronavírus, que provocou prejuízos econômicos para todos os setores da sociedade, a Prefeitura de Aracaju lançou o “+AJU Plano de Estímulo à Atividade Econômica e Geração de Emprego e Renda”, um arrojado conjunto de medidas, totalizando mais de R$1 bilhão, para auxiliar no fomento econômico das áreas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Além de investimentos em obras, Programa de Refinanciamento de Dívidas e Auxílio Municipal Emergencial para categorias profissionais e famílias de baixa renda, o programa atendeu ao setor do turismo com recursos para a divulgação do destino turístico, canalizando mais de R$1 milhão em um Termo de Fomento com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH/SE); R$1 milhão para o Natal Iluminado 2021; R$4 milhões para a Orla da Coroa do Meio; e mais R$1 milhão para melhorias na Orla da Atalaia.

“A Prefeitura também investiu mais de R$300 mil em parceria com a ABIH e a CVC Corp para divulgação de Aracaju na rede de lojas e divulgação em mídias digitais (Facebook, Instagram), email marketing clientes, blog Dicas de Viagem CVC e o próprio site da operadora”, destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, acrescentando que o conjunto de recursos destinados ao turismo preparou a cidade para a retomada das atividades.

Recuperação do setor hoteleiro
O resultado desses investimentos foi rapidamente percebido por meio de simples observação no movimento de turistas na cidade ao longo de 2021 e neste começo de 2022. É o que mostra recente pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH), que coloca o estado de Sergipe, junto ao de Alagoas, como campeões em taxa de ocupação hoteleira no período carnavalesco: 80%, melhor índice do país entre as seccionais da entidade.

Essa boa performance no segmento de hospedagem já era prevista pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). De acordo com dados levantados pela pasta, em 2021, no acumulado de 12 meses, “o setor hoteleiro apresentou crescimento de 42,6% em relação a 2020, sendo que o faturamento no terceiro quadrimestre de 2021 superou em 25% a receita do terceiro quadrimestre do ano de 2019, demonstrando uma clara recuperação a patamares superiores aos da pré-pandemia”, detalha o secretário Jeferson Passos.

O crescimento apresentado pelo setor de hotelaria nos últimos meses, principalmente no último quadrimestre de 2021, salienta o gestor da Semfaz, mostra que a iniciativa da Prefeitura em fomentar a atividade do turismo está produzindo resultados que mostram tendência de recuperação, a qual foi acentuada no segundo trimestre do ano passado. Dados mais recentes mostram que essa tendência de recuperação permanece em 2022.

"O compromisso em gerar emprego e gerar renda é fruto da administração e a gente percebe uma relação direta entre esse compromisso, a execução de uma política pública, o apoio financeiro e de infraestrutura que o Município faz e o resultado, que é bom para as empresas, que têm o aumento em seus faturamentos, bom para os trabalhadores, que têm mais acesso a emprego e renda, e bom também para o próprio município esse aumento da atividade econômica porque melhora sua arrecadação de impostos”, complementa o gestor da Fazenda.  

Verão é Tempo de Aracajuar
O secretário Jorge Fraga enaltece a atenção da gestão municipal com a cadeia produtiva do turismo. “Além dos investimentos com recursos próprios, a Prefeitura tem buscado parcerias dentro e fora do estado para gerar demanda turística. A gestão entende a importância da atividade para a economia municipal e por isso está sempre aberta para dialogar e buscar meios para o seu fortalecimento”, afirma o gestor.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) desenvolve a campanha “Verão é Tempo de Aracajuar”, um conjunto de ações de marketing do destino com peças publicitárias em vários estados do país com o objetivo de atrair turistas nos próximos meses do ano.

“Estamos trabalhando com o relógio do futuro. Esta campanha visa atrair os turistas para o período junino, estamos aproveitando o verão para mostrar os atrativos da cidade e convencer quem veio curtir a estação mais quente do ano que Aracaju é um destino novo, diferente e pronto para oferecer experiências inesquecíveis”, frisa Jorge Fraga.

O gestor destaca ainda o trabalho de captação de eventos para a geração de fluxo turístico na cidade. “Apoio e captação de eventos é uma permanente cobrança do prefeito e todas as secretarias e órgãos têm se articulado nesse sentido. Agora mesmo estamos com a Gymnasiade, evento esportivo internacional que vai movimentar a cadeia do turismo durante todo o mês de março. Estamos dialogando com outras entidades para atrair mais eventos e assim melhorar cada vez mais os indicadores do turismo e do desenvolvimento econômico no município”, avalia o secretário.