Aracaju 167 anos: corrida do aniversário da cidade aquece o turismo local

Indústria, Comércio e Turismo
17/03/2022 07h01

A 37ª Corrida Cidade de Aracaju, um dos eventos da programação de aniversário de fundação da cidade, será realizada pela Prefeitura no próximo dia 26. A competição deste ano conta com 902 atletas de fora do estado, cerca de 20% do total de inscritos, "público que fortalece o turismo", garante o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga.

O gestor acrescenta que “se for considerado um acompanhante com cada um desses 902 atletas, serão 1,8 mil turistas ocupando nossa rede hoteleira, apreciando a qualidade dos nossos bares e restaurantes, pegando táxi, comprando em nosso comércio, ou seja, um evento de grande importância para alavancar a o turismo na cidade”, observa o gestor.
 
Um dado que evidencia a força do evento é a escalada no número de inscritos a cada edição: em 2017 foram 2.200 atletas; em 2018, dois mil; já em 2019, participaram 4.000 competidores; e neste ano, com 5 mil inscritos, alcança um crescimento de 227% na série histórica.

“Os números da corrida falam por si só. Com cinco mil inscritos, cerca de mil atletas de outros estados, e a grande procura no período de inscrição, prova que a corrida tem agradado a todas as idades e públicos. É um evento consolidado, um dos maiores do Norte/Nordeste, com um simbolismo todo especial porque traz na nossa memória a mudança da capital. A Corrida Cidade de Aracaju é, sem dúvidas, um dos mais importantes eventos esportivos do nosso estado”, enaltece o secretário municipal do Esporte e da Juventude (Sejesp), Sérgio Thiessen.

Aquecimento da economia
Mais que um evento comemorativo, a corrida atrai turistas para a cidade e aquece a economia municipal. De acordo com o superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/Se), Maurício Oliveira, a Corrida Cidade de Aracaju movimenta toda a cadeia produtiva do turismo. 

“Uma corrida com esse porte evidentemente mexe de forma significativa com a cadeia produtiva do turismo. São 52 segmentos de várias atividades econômicas impactadas diretamente, então o setor produtivo agradece e parabeniza a Prefeitura de Aracaju por mais essa iniciativa”, pontua.

Para o setor de bares e restaurantes, o momento é de recuperação econômica e “nada melhor que eventos que tragam turistas” para movimentar a economia, como salienta o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Bruno Dórea.

“Todos os segmentos da economia sofreram os efeitos da pandemia, mas os segmentos do turismo, em especial o de bares e restaurantes, sofreram muito no período em que tiveram que manter os estabelecimentos fechados. Com a reabertura das atividades precisamos de eventos que gerem fluxo de turistas para que a gente possa recuperar o tempo perdido”, afirmou .

O profissional na área de Tecnologia da Informação (TI), Raphael Senna, atua no segmento de transporte por aplicativo e se mostrou feliz com o número de inscritos na edição deste ano. Para ele, a Corrida Cidade de Aracaju é sinônimo de renda no bolso do trabalhador.

“Em 2019 consegui aumentar meu fluxo de passageiros antes, durante e depois da corrida. Com esse aumento no número de inscritos neste ano, é evidente que teremos mais turistas consumindo produtos e serviços, gerando receitas para o Município e renda para nós trabalhadores”, observou Raphael.

A Corrida também é cenário para que os atletas confiram a organização e as belezas da cidade ao longo do trajeto. “Tanto para nós moradores como para os atletas que vêm de fora, cada quilômetro percorrido é um recibo da qualidade com que a cidade é administrada, vários cartões-postais espalhados no percurso, um retrato vivo da nossa capital”, afirma a assessora técnica da Semict, Carla Levita.

Para Jorge Fraga, a Corrida “ganhou tamanho nesta gestão” e tornou-se uma competição de âmbito nacional. “Importantes municípios brasileiros têm eventos esportivos de grande porte, posso citar a Volta da Pampulha, em Minas; a São Silvestre, em São Paulo e a Meia Maratona, no Rio. Aqui devemos nos orgulhar de ter nossa Corrida Cidade de Aracaju, uma extraordinária contribuição da Prefeitura na formação do calendário de eventos do município, trazendo esportistas de vários estados e clubes brasileiros. Uma competição que ganhou o país e se consolidou como um evento de atenção nacional, classifica o secretário.