Prefeitura reposiciona estátua derrubada em ação de vandalismo na Orla

Serviços Urbanos
22/03/2022 13h01

Na manhã desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), fez a reposição da estátua de Tiradentes do “Monumento aos Formadores da Nacionalidade”, localizada na Orla da Atalaia. A estrutura foi alvo de vandalismo no sábado (19). 

“A Prefeitura de Aracaju trabalha com compromisso e agilidade também para devolver aos pontos turísticos da capital os equipamentos que são alvos dessa prática criminosa. Ao tomar conhecimento do ocorrido com a estátua de bronze, realizamos o recolhimento da peça, que passou por um processo de solda do chumbador”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Ainda de acordo com Luiz, os equipamentos turísticos da cidade recebem constantemente serviços de reparos e manutenção. “O Monumento aos Formadores, por exemplo, foi revitalizado pela Prefeitura em julho de 2021”, ressaltou.

Residindo há mais de 40 anos em Aracaju, o  cearense José Ramiro mostrou indignação com o ocorrido. “Esse monumento representa a cultura do Brasil do passado, presente e futuro. Um ato de vandalismo contra a mesma demonstra que ainda existem pessoas que não valorizam a nossa história. A administração municipal está de parabéns pela agilidade com a qual foi feita a reparação”, frisou o enfermeiro aposentado ao presenciar a colocação do equipamento.

“O monumento atrai diariamente muitos visitantes e turistas que querem tirar fotos. Fiquei muito triste quando vi a estátua derrubada, mas agora estou feliz em vê-la em seu devido lugar reparada”, afirmou Rosa Silva, permissionária em um dos quiosques da Orla.

Outras ações 
Outros equipamentos instalados pela Prefeitura de Aracaju já foram alvo de vândalos, entre eles a Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto) e o Centro de Artesanato Chica Chaves. Recentemente, uma ação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) resultou na prisão em flagrante de um homem que tentava furtar telhas de um píer na Orla do Bairro Industrial.

A prática de dano ao patrimônio público é considerada ato criminoso previsto no Art. 163 do Código Penal. Denúncias desse tipo de crime podem ser feitas ligando para a Polícia Militar, através do 190, ou ainda para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no número 153.

“Reforçamos junto à comunidade, que tem nos apoiado, que denuncie esse tipo delito para que possamos reduzir e minimizar essa situação que prejudica a todos”, destacou Luiz Roberto.