Defesa Civil de Aracaju realiza mapeamento de locais estratégicos para instalação de ecobueiros

Defesa Social e Cidadania
19/04/2022 16h03

Os resíduos descartados irregularmente nas vias públicas prejudicam, de maneira significativa, o sistema de drenagem urbana da cidade, favorecendo a ocorrência de alagamentos e outros transtornos, especialmente, no período chuvoso. De forma preventiva, a Prefeitura de Aracaju soma às suas estratégias o equipamento inovador, criado através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), denominado ecobueiro, que visa bloquear a entrada de resíduos sólidos nos bueiros, redes de drenagem e canais.

"O objetivo é otimizar o trabalho de limpeza desses pontos de escoamento das águas pluviais, como também a redução de impactos ambientais", destaca o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Para definir os pontos de instalação desses equipamentos, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, desenvolve estudos, com base no mapeamento de áreas de risco de alagamento, e mapeia os locais estratégicos a serem priorizados, na fase inicial de implementação do projeto.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, major Silvio Prado, foram estabelecidos critérios técnicos para esse levantamento. O primeiro deles considera os dados da Defesa Civil que indicam os 54 pontos de alagamento, em Aracaju, que tenham maior demanda para desobstrução. "Vamos considerar como pontos prioritários justamente esses locais em que temos alagamentos históricos e que sejam ocasionados pela obstrução da rede de drenagem", frisa.

O segundo critério considerado, para esse momento, será a acessibilidade para limpeza dos canais.

"Também haverá prioridade aos canais onde existe revestimento de cobertura, por essa ser uma condição que gera maior dificuldade de acesso para a limpeza", explica o major Silvio Prado, acrescentando que, neste caso, implantar os ecobueiros nas ruas que são contribuintes para a drenagem pluvial, daquele canal, impedirá o deslocamento do lixo, descartado irregularmente, até os canais.

A equipe técnica da Defesa Civil iniciou o levantamento para elencar as ruas e obter a quantidade específica de bueiros em cada uma delas, com as suas localizações específicas.

"Todos esses bueiros serão georreferenciados para que a gente saiba sua exata localização, através de um mapa, considerando os dois critérios de prioridade", salienta o secretário da Defesa Social.

Esse trabalho é desenvolvido com base em constante diálogo entre as equipes da Defesa Civil, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para alinhamento de estratégias que possam assegurar a eficácia dessa iniciativa.

"Na última quarta-feira, 13, na região central da cidade, a Prefeitura colocou em operação o modelo piloto, que foi fixado em um dos bueiros externos do mercado Maria Virgínia Leite Franco, onde foi obtido um excelente resultado", ressalta Bruno Moraes.