Servidores participam de treinamento no TRE para Eleição do Conselho da Previdência

Planejamento e Orçamento
20/04/2022 17h01

Nesta quarta-feira, 20, equipes da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) participaram de treinamento com técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). A capacitação foi para o manuseio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Eleição do Conselho Municipal e Fiscal do Regime Próprio de Previdência Social, que será realizada no dia 26.

Os equipamentos, cedidos pelo TRE para o pleito, já estão programados com as informações dos servidores candidatos e eleitores. Serão utilizadas dez urnas, uma para cada seção de votação, seguindo todos os protocolos de segurança adotados em eleições oficiais. Ao todo, 70 servidores da Seplog irão atuar durante o dia da eleição.

Para o secretário Augusto Fábio Oliveira, o planejamento antecipado para a organização do evento são basilares para o sucesso da eleição. "Nossas equipes aprenderam o funcionamento das urnas e como agir antes, durante e ao final da votação, além de todos os procedimentos técnicos de manuseio das urnas  Organizamos toda a logística e infraestrutura para garantir que a eleição transcorra de forma tranquila, sem quaisquer riscos", garantiu.

O técnico Judiciário Marcondes Barros, que conduziu a capacitação, enalteceu o comprometimento da equipe. "Foi bastante satisfatório, muitas perguntas, com todos querendo aprender. O interesse da equipe, inclusive dos coordenadores, é importante para que dê tudo certo", disse.

Eleição
A eleição acontece na terça-feira, 26, das 8h às 17h. As dez seções são distribuídas em quatro locais de votação. Servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) votarão no Cemar Siqueira Campos; servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) no auditório da Emef Presidente Vargas; inativos e pensionistas no Centro Cultural de Aracaju; e demais servidores no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Previsto no Decreto nº 6.373 de 9 de fevereiro de 2021, o pleito elegerá, de maneira democrática e transparente, um membro para a Diretoria (mandato de três anos), quatro para o Conselho Municipal de Previdência (mandato de três anos) e dois para o Conselho Fiscal (mandato de dois anos). Podem votar todos os servidores regidos pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), um total de 10.205 servidores.