Blitz educativa no 17 de Março conscientiza sobre preservação de praças e bens públicos

Agência Aracaju de Notícias
20/04/2022 17h40

Mesmo após a entrega das novas praças no bairro 17 de Março, obras realizadas com recursos do Banco Internacional do Desenvolvimento (BID), a Prefeitura de Aracaju continua mantendo os cuidados necessários para preservar esses espaços. Por isso, na manhã desta quarta-feira, 20, a equipe do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju realizou a blitz “Preservar a praça é preservar a própria comunidade”.

Através de panfletagem e do diálogo com a comunidade, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio público de Aracaju. Com foco na preservação das novas praças da região do 17 de Março, a panfletagem desta quarta-feira aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emei) Dr. José Calumby Filho, no horário em que os pais se deslocavam até a unidade de ensino para buscar os filhos ao final da aula. Eles reconheceram os benefícios da campanha e falaram sobre a necessidade de conscientização da população.

“As pessoas não têm cuidado com as coisas dos outros, com o bem que é de todos. Não é possível que a gente tenha umas praças tão bonitas como essas e ainda assim sejam vandalizadas. Essas obras são para a população, para as nossas crianças. Por isso eu acho que essa campanha é muito importante, com ela o povo vai ver que é para ter cuidado e não destruir o que temos”, comentou Cosme Brito, que foi abordado pela equipe da Blitz educativa enquanto buscava sua neta na escola.

Williames Oliveira concorda com Cosme e enfatiza ainda que “tudo que vem em benefício do bairro serve para melhorar a vida da população''. Ainda nas palavras do morador do bairro, “o que estão fazendo no bairro é pra gente, para nossas crianças, que são obras que impactam todo mundo. Com certeza, eu apoio essa ação. Agora não é mais só o poder público que deve cuidar, é a gente. A obra já foi entregue e cada um deve fazer a sua parte, fazer um bom uso, se não a obra terá sido em vão”, considerou.
 
Com os panfletos informativos na mão, no qual constam as informações sobre como fazer o uso adequado dos equipamentos das praças e da importância desse local para as vivências sociais da comunidade, a moradora Josiela Santos comenta que depois que a obra foi entregue a população fica, em partes, responsável por cuidar do parquinho, da quadra, de tudo. "A gente já não tem muito para onde sair, mas agora temos a praça, então temos que cuidar dela. Achei a campanha bastante interessante e agora é ver com os moradores sobre isso daí”, comentou.

De acordo com Renata Gois, coordenadora do Projeto de Trabalho Social dos Equipamentos Públicos do Programa, a campanha de conscientização de hoje é mais uma ação do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju e busca orientar a população sobre o papel deles na preservação desses locais públicos.

“Estamos divulgando os equipamentos que a comunidade vai receber, então já estamos atuando para sensibilizar a comunidade sobre a questão da preservação desses patrimônios. Inclusive, aqui ao lado terá uma praça que será entregue e já estamos realizando esse trabalho educativo, para deixar todo mundo ciente da importância disso, da necessidade de preservar o que eles estão recebendo”, afirmou.