Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 48h

Defesa Civil
25/04/2022 13h45

A Prefeitura de Aracaju, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, mantém equipes em atenção à possibilidade de chuva moderada, nas próximas 48h. Para que a população também redobre o estado de observação, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por intermédio da Defesa Civil, emitiu, na manhã desta segunda-feira, 25, um alerta através do Serviço SMS 40199.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, major Silvio Prado, o aviso meteorológico foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e informa que a chuva poderá ocorrer acompanhada de ventos fortes.

"Todos os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão preparados para atuar no menor tempo de resposta possível, diante das necessidades que possam surgir, reforçando, inclusive, ações preventivas, que já são executadas sistematicamente na capital", frisou o secretário.

As equipes estarão monitorando a cidade, com especial atenção às áreas de risco, e atentas aos chamados que possam surgir através do número emergencial 199, da Defesa Civil, que funciona 24h.

"A população deve estar atenta aos possíveis sinais de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras em paredes, afundamento de piso, movimentação de terra nas áreas de encostas e outras, barulhos no madeiramento do telhado e outros sinais que possam representar risco, para acionar a Defesa Civil, o mais rápido possível", destacou o secretário.

Serviço de Alerta
A mensagem SMS, com o aviso de chuva, foi encaminhada através do Serviço de Alerta 40199, aos mais de 51 mil telefones cadastrados. Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.