Prefeito Edvaldo articula com relator aprovação de PL que destina recursos para o transporte público

Agência Aracaju de Notícias
26/04/2022 12h14

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, se reuniu, na manhã desta terça-feira, 26, com o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB/AL), relator do projeto de lei 4.392/21, que trata do subsídio emergencial para o transporte público no país. Através de videoconferência, Edvaldo participou do encontro acompanhado de prefeitos de diversas capitais brasileiras, entre eles Ricardo Nunes (SP), Sebastião Melo (Porto Alegre) e Bruno Reis (Salvador). Os gestores municipais têm atuado, de maneira consistente, pela aprovação do projeto, que direcionará R$ 5 bilhões para o setor do transporte público, como forma de evitar grandes reajustes na tarifa.

"Este é um projeto extremamente importante e que será fundamental para que possamos enfrentar esta grave crise que afeta o transporte público do país.  As cidades estão vivendo o maior problema dos últimos anos, no que se refere à manutenção da prestação dos serviços de transporte, dada às implicações impostas pela pandemia do coronavírus, e precisamos encontrar soluções a curto prazo para que o serviço não sofra descontinuidade, afetando, diretamente, o cidadão brasileiro. Não podemos permitir que a população seja ainda mais penalizada, então é fundamental que haja, cada vez mais, empenho da nossa parte para mudar este cenário", destacou Edvaldo.

O presidente da FNP avaliou como positivo o trabalho que o deputado federal tem realizado na Câmara para que o projeto avance "de forma célere, objetiva" e acrescentou que a "Frente Nacional caminhará junto ao relator para que a melhor saída seja encontrada". "Acatamos a ideia de Isnaldo de indicar um representante da FNP para agilizar o processo de discussão do projeto e nossa sugestão é que seja Gilberto Perre. A partir deste ponto, poderemos analisar, de forma conjunta, se haverá mudanças no texto ou se manteremos da maneira que veio do Senado. Mas quero frisar que, assim como tem acontecido até o momento, seguiremos caminhando juntos para encontrar o melhor caminho. Aproveito para, mais uma vez, agradecer ao deputado pelo empenho para tentar encontrar uma solução que salvará os municípios neste tema", argumentou Edvaldo.

Da mesma forma, o deputado federal Isnaldo Bulhões destacou o empenho de Edvaldo para a rápida tramitação do projeto em Brasília. O parlamentar ressaltou que também é sensível ao tema e enfatizou sua compreensão quanto à importância da matéria, já aprovada no Senado e que tramita na Câmara "de forma célere, em regime de urgência". O deputado reiterou, ainda, que tem "total consciência da problemática e do seu reflexo direto nos municípios, sobretudo, para a população". Ele ponderou também que qualquer alteração no texto será feita em parceria com a FNP e em diálogo com o Senado, para que tudo possa tramitar rapidamente.

Durante a reunião, Isnaldo reafirmou seu comprometimento com o projeto "para que seja aprovado o quanto antes, diante da extrema necessidade de garantir que a tarifa seja acessível à população". "Estou tratando com esta percepção. Quero fechar essa semana um relatório prévio para, na próxima, conversar com os senadores autores e relatores do projeto. Caso existam modificações fundamentais, vamos conversar, para apresentar o relatório ao colégio de líderes, para ser votado em até 15 dias. Estou muito empenhado em seguir este cronograma", assegurou.