Prefeitura alerta sobre a importância de vacinar contra a Influenza todo ano

Saúde
26/04/2022 16h37

Anualmente, o Ministério da Saúde lança uma nova Campanha Nacional contra a Influenza. Porém, para muitas pessoas, uma vez recebida essa dose, a proteção contra o vírus está garantida. Entretanto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta que todas as pessoas inseridas nos grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidadesas, devem buscar a vacinação todos os anos.

A médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fabrízia Tavares explica que um dos principais motivos para realização dessas campanhas anuais é a capacidade de mutação do vírus da gripe. “Existem as chamadas pequenas mutações, que são aquelas que justificam as atualizações anuais da vacina, para que contemple as cepas circulantes no ano em questão. A Organização Mundial da Saúde [OMS] é quem determina, e se baseia no inverno do hemisfério norte, que sempre antecede ao nosso inverno”, explica. 

Ainda de acordo com a especialista, com base no mapeamento dessas novas cepas, há a atualização do imunizante, como a ocorrida com a vacina utilizada na campanha deste ano e fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que contempla a cepa variante da H3N2, que atingiu grande parte da população, entre o final do ano passado e início de 2022. 

“A importância de se vacinar anualmente está nessa proteção contra cepas variantes que circulam no momento e que, como são variantes, são novas, tornando a população susceptível à infecção, ao adoecimento e até ao óbito, levando a um grande problema de saúde pública”, enfatiza Fabrízia.

Dados

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional contra a Influenza, iniciada em 4 de abril, seguirá até 3 de junho. Em 2021, foram aplicadas 231.600 doses da vacina contra a influenza na capital, 30.655 doses a mais que as utilizadas em 2020, quando foram imunizadas 200.945 pessoas. 

Dividida em duas etapas, a primeira fase da campanha contra a gripe, que vai de 4 de abril a 2 de maio, contemplará idosos e profissionais de saúde. Até o momento, já foram vacinados 24.853 idosos (30,25%) e 3.203 profissionais de saúde (11,12%). 

A infectologista faz o alerta sobre os prejuízos quando há baixa cobertura vacinal, principalmente com a população mais vulnerável. “A preocupação está na permanência da circulação do vírus, da maior suscetibilidade às novas cepas, a um adoecimento de grande parte da população de forma súbita e maciça, sobrecarregando o sistema de saúde, gerando desfechos negativos. Além disso, o maior risco de óbito naquela população mais vulnerável (idosos, crianças, gestantes, imunossuprimidos, portadores de doenças debilitantes como renais, hepáticos, pulmonares)”, alertou a médica Fabrízia Tavares. 

Onde se vacinar

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza 45 salas de vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde, para imunizar contra a Influenza, idosos e profissionais de saúde, público-alvo nessa primeira etapa.

Também são pontos de vacinação os shoppings Aracaju Parque, Riomar e Jardins, além do drive montado no Parque da Sementeira.

Para se vacinar, é necessário comprovar residência em Aracaju e apresentar documento de identificação com foto (RG ou carteira de motorista) e cartão de vacinação.