Servidores municipais elegem novos membros para o Conselho da Previdência

Planejamento e Orçamento
26/04/2022 19h13

Em um dia dedicado à democracia, os servidores da Prefeitura de Aracaju votaram para a escolha dos representantes na Eleição do Conselho Municipal e Fiscal do Regime Próprio de Previdência Social. Durante toda esta terça-feira, 26, servidores municipais participaram, de maneira tranquila e transparente, do pleito.

Foram dez seções distribuídas em quatro locais de votação, utilizando urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) votaram no Cemar Siqueira Campos; servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) votaram no auditório da Emef Presidente Vargas; inativos e pensionistas registraram os votos no Centro Cultural de Aracaju; e demais servidores votaram no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Participaram como eleitores os servidores regidos pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O pleito, previsto no Decreto nº 6.373 de 9 de fevereiro de 2021, foi marcado pela organização e tranquilidade. Segundo o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, o dia da eleição também serviu como um momento de reencontro entre os servidores. "Tivemos um dia voltado à democracia, em que os servidores puderam escolher democraticamente, através do voto direto, quem irá representá-los. Além disso, muitos servidores não se viam há muito tempo, devido à pandemia, então foi uma ocasião que também promoveu o resgate desse convívio social entre eles. Isso também foi importante, especialmente para os inativos", destacou.

A votação foi encerrada às 17h, com a emissão dos boletins de urna, assinados pelos presidentes das seções e pelos fiscais representantes dos sindicatos, que acompanharam todo o dia da eleição. O presidente da Comissão Eleitoral, o procurador Jacson Farias, reforçou a importância do pleito e da participação dos servidores, mesmo não se tratando de um voto obrigatório.

"Foi tudo muito bem organizado, ocorreu de forma tranquila, pacífica, sem grandes relatos de incidentes. Percebe-se que os servidores compreenderam a importância da eleição e uma quantidade considerável compareceu. Isso dá mais legitimidade ao processo. Quanto mais pessoas votam, mais representatividade tem o eleito", ponderou Jacson.

A organização da eleição também foi elogiada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernando dos Santos. "Verificamos o comparecimento muito significante sobre essas eleições. Essa representatividade de comparecimento terá uma conotação de validação do processo. Quero parabenizar o secretário Augusto Fábio, pela organização do processo, e não poderia deixar de dizer que dessa organização também está por trás o prefeito Edvaldo Nogueira", disse Nivaldo.

Resultado provisório

De acordo com o Edital nº1, o resultado definitivo só será publicado na sexta-feira, 29. Confira abaixo o resultado provisório da eleição: 

Diretor
Valdiolanda Teófilo

Conselho Municipal (representantes ativos)
Elissandra
Obanshe

Conselho Municipal (representantes inativos)
Professor Pitanga
Otacílio Lima

Conselho Fiscal
Professor Flávio Vinícius
Patrícia Seixas