Saúde Aracaju capacita profissionais sobre atualização do sistema de marcação de consultas e exames

Saúde
27/04/2022 17h29

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu, na tarde desta quarta-feira, 27, os gerentes e marcadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para apresentar a atualização do sistema de marcação de consultas e exames. A capacitação seguirá nos dias 28 e 29, no auditório da SMS.

O sistema de marcação de todas as UBSs de Aracaju e também nos 74 municípios do interior do Estado será atualizado a partir da próxima segunda-feira, 2. De acordo com o gerente de sistema do Núcleo de Informação (Nuinf) André Gois, a atualização do sistema, será uma mudança simples, mas que demanda a capacitação dos profissionais.

“A rotina continuará a mesma, a diferença será as telas no processo de trabalho, ou seja, somente na parte visual do sistema. Essa capacitação também serviu para que os profissionais ficassem sabendo o que essa mudança está trazendo de benefício para os usuários do SUS Aracaju”, explica 

Segundo a coordenadora de Regulação da SMS, Ticiana Sirqueira, a atualização conta com uma nova linguagem de programação (Angular), muito mais moderna que a anterior, com recursos que conferem rapidez e eficiência nos processos, bem como ferramentas de fundamental importância aos operadores, seja o marcador da unidade de saúde, regulador ou prestador de serviço. 

“A semana está sendo de treinamentos das equipes, com disponibilização de videoaulas gravadas e manuais de operação do sistema. Além disso, foi montado um treinamento online para divulgação da nova ferramenta e suas melhorias, as quais estão gerando muita expectativa aos operadores do sistema, pois irão trazer maior agilidade no atendimento do usuário na unidade básica de saúde. Reduzindo assim o tempo de espera para inclusão e agendamento de procedimentos”, enfatiza.

Ainda segundo Ticiana, outras melhorias ainda estão por vir, a exemplo da priorização automática de alguns procedimentos, através da inclusão do Protocolo de Acesso à Regulação como parâmetro configurável no próprio sistema IDS. “O que trará mais confiabilidade às informações clínicas inseridas no sistema; mensagens de aviso aos operadores sobre os agendamentos, devoluções etc, aviso automatizado aos usuários sobre os agendamentos, a fim de reduzir o absenteísmo e muito mais”, reforça.   

Para a gerente da UBS Ávila Nabuco, Priscila Munize, a atualização foi excelente e bastante produtiva. “Nós gerentes e os marcadores tiramos todas as dúvidas sobre o manuseio da nova ferramenta. Aqui foi um momento muito bom de aprendizado e de esclarecimento, pois este atualização de sistema é para a melhoria dos usuários”, destaca.