Prefeitura de Aracaju participa de seminário estadual sobre combate à violência na escola

Educação
28/04/2022 15h25

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação(Semed), esteve presente no seminário “Construindo Pontes para a Não Violência na Escola”, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduc). O evento tem como objetivo traçar estratégias para o fortalecimento da escola como um ambiente protetor e acolhedor. O evento foi realizado no Teatro Atheneu, com uma vasta programação e com o lançamento do Protocolo de Atenção à Violência Praticada ou Percebida na Escola.

O diretor de Educação Básica da Semed,  professor Ricardo Nascimento, que representou a secretária Maria Cecília Leite, comenta que este é um assunto de demanda crescente desde o retorno às atividades presenciais “porque é um fenômeno que estamos percebendo nesse retorno às aulas presenciais, que é uma dificuldade de estudantes, pais e até professores em fazerem o exercício da convivência, da sociabilidade. Um seminário dessa natureza faz com que consigamos entender esse fenômeno da melhor forma, para que possamos atuar, como profissionais da Educação que somos, para encontrar as melhores soluções e termos, novamente, um ambiente harmônico na escola”, comenta professor Ricardo.

Protagonismo juvenil

A participação da Semed no seminário da Seduc é um reforço para fortalecer as ações da Educação de Aracaju, no âmbito da promoção da paz no ambiente escolar. Uma dessas ações é o projeto Protagonismo Juvenil, realizado em escolas municipais que ofertam anos finais do Ensino Fundamental, promovido pelo Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto surgiu a partir das parcerias entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS) e acontece, há alguns anos, em forma de oficinas.

Nos encontros, são debatidos temas como preconceito e discriminações, questões relativas às diferenças de gênero, sexualidade e como interfere nas relações, saúde mental, uso de álcool e drogas, entre outros.

“Os únicos conflitos que devem haver em escolas é o de ideias, de formas de pensar diferentes, e nunca conflitos verbais, violências físicas, cyber violências. Neste quesito, a Seduc está de parabéns, assim também como a Semed, com suas ações vinculadas ao Plano Nacional de Educação e Direitos Humanos. Esperamos que a participação neste seminário nos dê subsídios para aprimorar nossas ações locais”, complementa Ricardo.