Programa Ver a Vida realizará consultas no bairro Farolândia, a partir da terça-feira, dia 3

Saúde
28/04/2022 15h46

O Programa Ver a Vida, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, segue em plena execução, com o objetivo de zerar a fila de espera por atendimento oftalmológico na rede de saúde da capital. Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, o programa já agendou 2.550 consultas e 1.367 já foram realizadas, desde o lançamento do serviço até o momento. O levantamento do programa registrou, ainda, 550 demandas por cirurgias (catarata e pterígio), sendo 308 já realizadas. 

Na próxima semana, começa um novo cronograma de atividades. A partir da segunda-feira, 2, das 6h às 15h, a carreta instalada no Aracaju Parque Shopping iniciará uma nova remessa de consultas, atendendo usuários de 36 Unidades Básicas de Saúde da capital. Serão disponibilizadas 170 consultas diárias em cada ponto. 

Já o caminhão que está percorrendo os bairros da capital, iniciará os atendimentos a partir da terça-feira, 3, e estará instalado ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia. Neste consultório, serão atendidos os pacientes agendados pelas UBSs: Antônio Alves, Augusto César Leite, Augusto Franco, João Bezerra, Niceu Dantas, Santa Terezinha, Geraldo Magela, Humberto Mourão e Hugo Gurgel.

“Lançamos o programa beneficiando, inicialmente, a população dos bairros Santa Maria e 17 de Março. Estivemos, também, no bairro Santos Dumont e, num trabalho paralelo, realizamos outros atendimentos na carreta instalada no estacionamento do Aracaju Parque Shopping. Dando continuidade ao cronograma, a partir da próxima segunda-feira, 2, novos usuários serão contemplados pelo serviço”, afirma o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.
 
Tanto para as consultas, quanto para as cirurgias, o acesso ao serviço não é porta aberta, necessitando de encaminhamento pela rede de saúde e regulação. Desta forma, o usuário que já estava na fila de espera por esse atendimento recebe da sua Unidade Básica de Saúde de referência uma chave de acesso, onde consta a data e o local a comparecer. O usuário passa pela consulta e, após essa avaliação médica, quando há necessidade de cirurgia, recebe todas as orientações necessárias, bem como é informado quando ocorrerá o procedimento e toda documentação que deverá ser apresentada no dia.