Guarda Municipal realiza ação educativa para o público infantil no bairro Santa Maria

Guarda Municipal
28/04/2022 19h30

Na tarde desta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Guarda Municipal (GMA), que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou mais uma ação educativa, junto aos alunos da educação infantil da Rede Municipal de Ensino. A programação, executada pelo Programa Anjos Azuis, tratou do comportamento social, com temáticas voltadas à promoção do respeito e empatia.

Nessa ocasião, a atividade foi desenvolvida no anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, e teve como foco as boas práticas no ambiente escolar. O conteúdo foi transmitido de forma lúdica, a partir da apresentação do teatro de fantoches e contou, também, com dinâmicas e atividades de fixação, que estimulou a participação das crianças.

Segundo a coordenadora do Programa Anjos Azuis, a guarda municipal Aracely Matos, a partir do que propõe o Plano pela Primeira Infância, há a aplicação de estratégias apropriadas ao público infantil. "Aprimoramos ainda mais a linguagem voltada a esse público, com a utilização do teatro de fantoches, música e outros recursos que facilitam a compreensão do conteúdo voltado à formação cidadã", frisou.

A educadora Daisy Cardoso dos Santos falou sobre os benefícios desse tipo de atividade na vida escolar dos alunos. "É essencial qualquer projeto que traga conhecimento e aprendizado para as crianças. A maioria das crianças gostam do conteúdo, por ser sobre o que acontece no cotidiano da escola. Essa interação que eles fizeram hoje, com o "pode" e "não pode", é justamente sobre coisas que acontecem na escola. Alunos que bagunçam, que jogam lixo no chão, que empurra na fila. Essa temática de interação com alunos e família é muito boa", indicou a educadora.

A pequena Lara Francis Santos, 6 anos, conta que aprendeu bastante com a apresentação. "Aprendi o que não se pode fazer. Não pode furar fila, nem gritar quando o coleguinha está com dor de cabeça e, também, não pode empurrar o coleguinha na escada, porque ele pode se machucar", contou a estudante.

O guarda municipal Thiago Barbosa considera que essas atividades contribuem para que as crianças possam desenvolver maior consciência sobre suas condutas e escolas. Thiago ainda ressaltou que esse trabalho contribui para uma melhor relação entre esse público e a Guarda Municipal, gerando maior proximidade. "Quando as crianças nos vêem fardados, apresentando algo lúdico, mostra que estamos próximos delas e que não se deve ter medo do policial e do guarda municipal, e sim que eles podem contar conosco quando precisar", considerou.