GMA integra operação conjunta de combate a furtos e receptação de fios na capital

Guarda Municipal
29/04/2022 14h27

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou, na manhã desta sexta-feira, 29, de uma operação conjunta com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). A ação teve por objetivo combater o furto e a receptação de fios das redes semafóricas e de prestadoras de serviços públicos que atuam na capital.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, o tenente-coronel Silvio Prado, enaltece a ação desenvolvida em conjunto com as demais forças de segurança e ressalta que a gestão municipal emprega esforços contínuos, de forma preventiva e ostensiva, para evitar a subtração dos fios que compõe a rede semafórica e demais equipamentos.

"Essa atuação da Guarda Municipal com as demais forças de segurança reflete o compromisso da gestão e dos demais órgãos para o fortalecimento das estratégias que possam coibir e combater crimes dessa natureza, e que causam grande prejuízo à população e ao poder público", considera o secretário.

Foram empregados mais de 20 guardiões na fiscalização em seis ferros-velhos e sucatas que realizam a revenda de cobre, principalmente na região da zona Norte. A escolha dos locais seguiu a orientação da Polícia Civil, após a fase de levantamento de dados e investigação.

Os locais alvos da operação ficam localizados nas avenidas Desembargador Maynard e Brasil, no bairro América; na avenida Maranhão, no bairro Santos Dumont e na Avenida X , no bairro José Conrado de Araújo.

O diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, destaca a importância desse trabalho para o município.

"O município de Aracaju vinha sofrendo, já há algum tempo, com o furto de cabos de semáforos. Um crime que traz graves consequências para a mobilidade urbana e prejuízos ao erário público. Estamos combatendo esse crime em diversas frentes, a primeira delas é através do trabalho preventivo realizado por nossas equipes, no dia a dia, com a prisão de indivíduos em flagrante e agora através dessa ação conjunta com a Polícia Civil, que vem investigando os autores dos furtos e possíveis receptadores", frisa Fernando Mendonça.

Denúncias

A população pode denunciar a prática desse tipo de crime diretamente para a Guarda Municipal, através de ligação telefônica pelo número 153 ou ainda por meio do aplicativo WhatsApp. Podem ser encaminhadas mensagens de texto, fotos e vídeos para o número 98166-7790. O serviço funciona 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.