Prefeitura debate enfrentamento ao trabalho infantil com rede de sistema de garantia de direitos

Assistência Social e Cidadania
29/04/2022 17h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, segue com as ações da campanha “Proteger a Infância é Transformar o Futuro”. Nesta sexta-feira, 29, foi a vez do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Viver Legal reunir os equipamentos de referência dos 2º e 3º distritos para as reuniões de sensibilização de Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

Os encontros aconteceram nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, e no Madre Tereza de Calcutá, localizado no bairro Jabotiana. As reuniões têm como objetivo alertar a população sobre o trabalho infantil e apresentar a atuação do município no combate a essa problemática por meio de ações socioeducativas pela capital sergipana.

De acordo com o coordenador do Creas Viver legal, Caio de Andrade, o objetivo dos encontros é atingir todos os distritos da Assistência Social em Aracaju, levando o debate sobre o tema e oferecendo soluções para essa problemática.

“Sabemos que o trabalho infantil é crime e não deve acontecer, e nesse primeiro momento estamos levando essa sensibilização a toda rede para darmos resolutividade ou, ao menos, amenizar a quantidade desse crime que ainda é presente. Hoje levamos essa discussão ao segundo e terceiro distritos e conversamos com os profissionais da rede, para que em suas práticas façam e provoquem intervenções. Estamos retornando as atividades coletivas e a ideia foi chamar, principalmente, os nossos colegas do sistema de garantia de direitos. Durante as reuniões contamos com a participação de representantes da Saúde e Educação”, destaca o coordenador.

A assistente social da Unidade Básica de Saúde Edézio Vieira de Melo, Érika Machado, que acompanhou a reunião no Cras Gonçalo Rollemberg Leite, ressalta que o momento possibilita que toda rede conheça mais sobre os trabalhos intersetoriais de enfrentamento a violação de direitos.

“É importante a nossa participação para termos maior noção da rede intersetorial, que podemos estar trabalhando para os casos de denúncias de maus-tratos relacionados ao trabalho infantil que chegam até nós. Assim podemos realizar um trabalho mais especializado, dando um fim a todos estes problemas relacionados aos maus-tratos e trabalho infantil”, afirma Érika.

O psicólogo do Cras Madre Tereza, Pedro Alves dos Santos, destaca a importância do trabalho em rede no enfrentamento ao trabalho infantil.

“É importante ressaltar o reconhecimento do trabalho em rede, porque na medida que o Creas trabalha com a violação de direito, o Cras trabalha com a prevenção. A gente faz o nosso trabalho preventivo, mas na identificação de qualquer situação de trabalho infantil, que está inviabilizando a garantia dos direitos da criança e do adolescente, é com o Creas que a gente se articula primeiramente. E esse fortalecimento só acontece quando a gente consegue criar esse fluxo. A gente sabe qual o papel de cada um, mas quando a gente se comunica, aumenta as chances da efetivação dos direitos dos nossos usuários”, disse o psicólogo.