Prefeitura realiza plantio de 200 mudas na Reserva Extrativista Mangabeiras

Agência Aracaju de Notícias
06/05/2022 11h00

As pequenas mangabeiras que começaram a ser plantadas nesta sexta-feira, 6, na Reserva Extrativista, localizada no bairro 17 de Março, são a garantia de preservação da árvore símbolo de Sergipe. Ao todo, nesta primeira etapa, serão plantadas 200 mudas, as quais, no período entre três a quatro anos, estarão adultas, frutificando e servindo como fonte de renda para as famílias da região que dependem da cata da mangaba. 

O secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que essa ação faz parte do esforço empreendido pela gestão municipal para melhorar a condição da reserva, que estava em crescente degradação, decorrente da ocupação irregular. “Nós conseguimos frear esse processo, então agora o Município está tomando medidas para que a vegetação seja devidamente recuperada”, relata. 

Alan salienta ainda que esse plantio será importante para fazer o acompanhamento técnico, a fim de desmistificar que o manejo da mangabeira a partir de mudas não é eficiente. “São mudas selecionadas, de boa qualidade, que, no tempo devido, quando as plantas estiverem adultas, poderão produzir, fazendo com que a reserva cumpra seu papel de preservar e, ao mesmo tempo, possibilitar que os catadores continuem usufruindo da sua renda”, enfatiza. 

As mudas foram doadas para o Horto Municipal pela Secretaria da Infraestrutura (Seminfra), em dezembro do ano passado. “Recebemos as mudas com aproximadamente 10 cm. Durante os últimos meses cuidamos, fizemos a irrigação, controle de pragas e agora estão com aproximadamente 30 cm. O replante está sendo feito na melhor época, no início do período das chuvas, o que facilita o processo de pega”, detalha Vitor Melo, coordenador do horto. 

Antes de serem plantadas na reserva, as mudas passaram pelo processo de rustificação, aumentando a possibilidade de sobrevida. “As mudas são produzidas em estufa, um ambiente controlado que oferece todas as condições de temperatura, luz e umidade para que as plantas se desenvolvam. Então antes do plantio no local definitivo, elas foram retiradas da estufa e ambientadas no local onde serão plantadas, para que se tornem mais resistentes”, informa Vitor. 

Reserva extrativista 
Criada para preservar as árvores já existentes no local, garantir a perpetuação da espécie e possibilitar o trabalho das famílias que sobrevivem da coleta da mangaba, a Reserva Extrativista das Mangabeiras foi criada por decreto municipal assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no fim do mês passado.

A reserva abrange uma área de 94 mil m², compreendendo a unidade de conservação, integrada ao projeto do Complexo Residencial Irmã Dulce dos Pobres, que contará com 1.102 casas. 

O plantio das mudas representa um avanço nas ações para consolidar a implantação da reserva. Entre as próximas iniciativas que serão desenvolvidas na localidade, destaca-se a instituição do conselho deliberativo, formado por representantes da comunidade, dos órgãos de pesquisa e ambientais, além do poder público. O conselho terá a finalidade de tomar as decisões sobre a utilização da reserva, inclusive deliberando sobre a aprovação do plano de manejo.