Prefeito Edvaldo entrega balizamento do rio Vaza-Barris

Agência Aracaju de Notícias
06/05/2022 19h29

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na noite desta sexta-feira, 6, o balizamento do rio Vaza-Barris, no bairro Mosqueiro. Executada com recursos próprios da administração municipal, em um investimento superior a R$ 380 mil, a ação teve como objetivo minimizar os riscos de acidentes náuticos na localidade, garantindo a tranquilidade de banhistas e condutores que passarão a desfrutar da área com mais segurança. O projeto contemplou a Orla Pôr do Sol, a praia do Viral e a Croa do Goré.

"Esta era uma obra bastante necessária. Estamos entregando o balizamento do rio Vaza-Barris, definindo os locais onde as pessoas poderão tomar banho e onde as embarcações poderão funcionar. Era um sonho nosso, sobretudo pela necessidade que já havia sido identificada por causa dos acidentes que já ocorreram. E é um trabalho que foi realizado não apenas aqui na Orla Pôr do Sol, mas também no Viral e na Croa do Goré, então, estamos dando exemplo para o país. Temos a orla mais bonita do Brasil, o pôr do sol mais bonito e, agora, teremos, também, o banho mais seguro", destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou também que, ao realizar o serviço, a Prefeitura atende a uma demanda levantada pela Marinha do Brasil, quanto a separação da área de banhistas, da região de passagem de embarcações, em pontos turísticos monitorados pelo Município. "Foi um trabalho muito bem executado e que exigiu um tempo maior, em virtude  de toda a batimetria e da profundidade do rio. Realizamos todo o projeto com o apoio da Marinha, de órgãos ligados ao turismo náutico, com o rigor técnico que era necessário para tornar a iniciativa realidade. Uma obra muito esperada e que chegou para garantir a segurança das pessoas que frequentam essa belíssima região da nossa cidade'', acrescentou.

O balizamento do rio Vaza-Barris foi executado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Antes de iniciar o processo, o órgão realizou o serviço de batimetria em trechos do rio, que serviu para elaboração do projeto. Em março deste ano, os trabalhos avançaram com a chegada dos equipamentos e fixação dos blocos de ancoragem, além da instalação dos flutuadores e bóias de sinalização.

"Toda essa área separada pelas bóias foi delimitada para os banhistas, que poderão ter acesso ao rio, sem se preocupar. A partir de hoje, toda a nossa fiscalização será redobrada, já orientamos os proprietários de embarcações sobre o local específico para circulação e parada, sem que ofereçam risco à comunidade. Inclusive, eles estão cientes de que a Marinha estará fiscalizando e se houver discumprimento de regras, haverá punições. A mesma orientação também será feita aos banhistas, sobre a área própria para banho", esclareceu o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Além da implantação dos equipamentos, também foram instaladas as placas de sinalização e advertência, com informações sobre os pontos de banho, ancoragem, proibição de navegação e áreas de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol. Nos próximos dias, o mesmo serviço também será executado na praia do Viral e na Croa do Goré.