Coordenadores de Cras e Creas participam da IV Semana de Combate a LGBTQIfobia

Assistência Social e Cidadania
12/05/2022 15h38

Dando continuidade à programação de atividades que integram a IV Semana Municipal de Combate a LGBTQIfobia, a Assessoria LGBTQIAP+ da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), departamento que integra a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, na manhã desta quinta-feira, 12, um encontro com coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), na sede das Casas dos Conselhos, situada no Centro.

O encontro teve como objetivo promover um debate a cerca da luta histórica contra a LGBTQIfobia no mundo, preparando e orientando as equipes para os atendimentos ao público LGBTQIAP+ nos territórios. 

De acordo com a secretária Simone Santana, a Secretaria da Assistência Social vem dando total apoio à Assessoria LGBTQIAP+ para que possa desenvolver as ações e garantir os direitos da população LGBTQIAP+.

“Sabemos o quanto parte da sociedade resiste a aceitar os jovens que se identificam com um gênero diferente daquele com o qual nasceu. Precisamos, portanto, enquanto política pública de assistência social, dar apoio para essas pessoas que sofrem com o preconceito, garantindo seus direitos, através dos Cras e Creas e outras equipes que estão na ponta, nos territórios e nas comunidades. Temos a Assessoria LGBTQIAP+ que faz um grande trabalho de orientação, apoio e encaminhamento para essas pessoas. Também fazemos atendimentos através dos Cras e Creas, e essa quarta semana vem trazendo reflexões com vários atores que atuam na política para que possamos alinhar e obter um atendimento mais intersetorial”, destaca a secretária.

O assessor técnico de referência LGBTQIAP+, da Diretoria de Direitos Humanos, Marcelo Lima, explica que o encontro promove a aproximação da assessoria com os equipamentos socioassistenciais que atuam na ponta.

“Realizamos uma apresentação histórica, mostrando resoluções mais efetivas e a junção de todas as ações na perspectiva de uma intersetorialidade. Além disso, com a participação dos técnicos e todos os profissionais dos Cras e Creas, queremos que sejam agentes multiplicadores. Nesta semana de combate à LGBTQIfobia retratamos os aspectos dos avanços que já temos, como, através do Cadastro Único, tivemos um aumento no número de atendimentos. Além de tentarmos passar qual o conceito politicamente correto de quem é essa população para a oferta de um melhor entendimento técnico”, frisa Marcelo. 

Para a coordenadora do Cras Terezinha Meira, Elze Melo, apesar dos avanços, é importante debater de que forma os atendimentos podem melhorar, fortalecendo e alinhando as ações nos equipamentos.

“Este encontro está sendo muito importante. Acho que tivemos grandes avançamos nessa área, mas ainda temos muito caminho pela frente. É importante, cada vez mais, nos apropriarmos do assunto para que possamos passar para as equipes e informar que esse público precisa ser respeitados, são pessoas que chegam ao Cras para buscar algo e já chegam fragilizados por ter tantos ‘nãos’ na vida, e ficam com receio de sofrer algum tipo de preconceito”, destaca Elze.

A coordenadora do Cras Enedina Bonfim, Elizabeth Ribeiro, fala da importância de levar para a equipe do Cras a sensibilização, no que se refere ao respeito à diversidade e à garantia de direitos para todos.

“A comunidade LGBTQIAP+ vive um momento de muita preocupação e temos que garantir os direitos dessas pessoas e respeitá-las como seres humanos que são, e estamos nesse encontro para aprender mais, para levar mais conhecimento e dizer que estas pessoas não estão sozinhas”, completa Elizabeth.