Prefeitura estimula o turismo e o comércio com apoio ao maior festival gastronômico do país

Indústria, Comércio e Turismo
13/05/2022 17h15

Um dos compromissos da gestão municipal diante dos reflexos negativos gerados pela pandemia da covid-19 é apoiar eventos que impulsionem o comércio e o turismo, visando o aquecimento econômico dessas atividades. Desta forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está apoiando o Festival Brasil Sabor, evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e considerado o maior festival gastronômico do país.

O Brasil Sabor está em sua 16ª edição e foi aberto oficialmente na última quinta-feira, 12, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). Sua última edição em Aracaju foi em 2015 e, segundo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, o apoio e captação de eventos geram uma espiral positiva para os vários segmentos da economia.

“Todo evento que apoiamos ou realizamos, seja ele corporativo, desportivo ou gastronômico, não se limita a um impacto circunstancial, ou seja, um impacto apenas durante a sua realização. Ele vai além, projeta Aracaju para a chegada de novos eventos e, com isso, além dos claros benefícios para o turismo e comércio, os demais segmentos da economia municipal também são beneficiados em uma onda que alcança grandes e pequenos empreendedores”, avalia.

“Por isso temos trabalhado e dialogado bastante com vários setores do trade e entidades de classe para trazerem eventos. Eles são um ótimo instrumento de marketing do destino e com isso toda a economia sai fortalecida”, complementa o gestor municipal.

Enquanto os participantes apresentavam o melhor da gastronomia em seus estandes, o professor do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dênio Azevedo, acompanhado da sua esposa, a jornalista e empreendedora Polyana Bittencourt, e do amigo, Aislam Primo, analisava a movimentação e a importância do Brasil Sabor em Aracaju.

“É importante que esses eventos ocorram, principalmente em períodos de sazonalidade, quando não há uma alta do turismo nesse período. Além disso, vi que esse festival valorizou a matéria-prima sergipana, cada participante decidiu privilegiar aquilo que é nosso e isso é fundamental porque quando o turista chega aqui ele tem sede e fome de consumir o regional, de consumir o que é local”, ressalta.

Na mesma linha, o presidente da Abrasel/SE e organizador do Brasil Sabor em Aracaju, Bruno Dórea, afirma que “um evento gastronômico traz um valor cultural muito grande porque os restaurantes procuram inovar com receitas novas, novos ingredientes e novas técnicas de gastronomia, tudo isso trabalhando a criatividade dos pratos e valorizando a cultura local”.

O organizador também destaca o apoio da gestão municipal para a realização do festival. “Fomos bem recebidos pelo secretário Jorge Fraga, que prestou todo apoio na infraestrutura logística e pelo presidente da Emsurb, Bruno Moraes, que cedeu o espaço, uma área bonita da nossa cidade e que vai servir de inspiração para outros eventos. Então, é isso, quanto mais eventos na cidade, mais fluxo turístico e mais movimento para a economia. É isso que todos nós queremos, cada ente fazendo a sua parte e a Prefeitura está fazendo a dela”, disse Bruno Dórea.

Já o diretor de Orlas e Parques (Diropa) da Emsurb, José Olino de Castro Lima, explica a importância do evento para proporcionar lazer para as famílias. “É um parque que tem uma das maiores áreas verdes da cidade, oportunizando com que elas tenham uma experiência gastronômica diferenciada em um evento de referência nacional”, reforça.

Satisfeito com a movimentação neste primeiro dia de evento, Jorge Fraga enfatiza a união dos setores públicos e privados como receita para superar os danos econômicos provocados pela pandemia. “Quanto mais trabalharmos juntos na realização e captação de eventos, teremos mais fluxo turístico e mais movimento para a economia. Fico feliz que todos estejamos irmanados, o turismo dá resposta positiva a isso”, observa o secretário.

Brasil Sabor

Ao todo, cerca de 900 restaurantes em 20 estados e no Distrito Federal participam do festival. Em Aracaju, a Abrasel/SE convidou 17 estabelecimentos para se apresentarem no Sabor Brasil: Cervejaria Uça, Via Roma, Bistrô Café Passado, Arrumadíssimo Cozinha Afetiva, Della Cozinha, Varanda do Iate, Parati Beach Club, Três Corações - Sorveteria e Comederia, Austrália, Staleiro Beach Club, Seo Inácio Bistrô, Salt Steakhouse, Santa Pizza, Beach Stop, Meat Prime Club, Paisano e Macarrones.