Com atividades lúdicas, Guarda Municipal vai a escolas para falar sobre bullying

Guarda Municipal
16/05/2022 19h03

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nesta segunda-feira,16, uma ação educativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Letícia Soares de Santana, com o objetivo de promover, juntamente com a escola, o respeito ao próximo, desde a infância. Na ocasião, temas como bullying e ciberbullying foram discutidos pelos agentes, como parte das atividades do programa Anjos Azuis.

Com o intuito de diminuir as situações relacionadas ao tema, a GMA, que já havia visitado a escola, retornou para realizar atividades lúdicas, que auxiliam na fixação do conteúdo abordado com a apresentação da peça teatral.

A guarda municipal Aracelly Santos comenta sobre a proposta das atividades. "O intuito é que eles se tornem cidadãos cada vez melhores, que se preocupem com o outro, que consigam reconhecer que o bullying pode atingir e causar uma dor no coleguinha. Então, que eles tenham essa conscientização e queiram sempre ajudar o próximo, como um bom cidadão", enfatiza.

A coordenadora pedagógica da escola, Juciara Bispo, ressalta que já é possível notar uma mudança de comportamento, a partir das ações realizadas pela Guarda Municipal.


"Eles [os alunos] assimilaram bastante. Depois de 15 dias, a guarda retornou à escola, para fazer esse trabalho de reforço, e eles ainda lembram o nome dos personagens e estão começando a se respeitar mais no recreio, o que era algo difícil. Está ajudando bastante", considera a coordenadora.

Aracelly também explica de que maneira o jogo ajuda a GMA a transmitir e fixar a mensagem de respeito ao próximo, com o auxílio de um jogo desenvolvido especificamente para trabalhar esse conteúdo. "Durante o jogo tem alguns lembretes, para saber o que fazer quando o bullying é identificado; falar que gentileza gera gentileza; lembrar sobre como eles podem agir e o que fazer, caso se depare com a situação, como contar ao professor; estimular que ele seja amigo da guarda. Então, o jogo reforça a mensagem já transmitida no texto da peça", finaliza.