Audiência pública sobre PLDO 2023 acontece na próxima segunda-feira, 23

Planejamento e Orçamento
17/05/2022 12h06

Para buscar a participação popular na construção do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2023, a Prefeitura de Aracaju, através da  Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realiza audiência pública na segunda-feira, 23. O encontro será realizado virtualmente, a partir das 10h, através do canal da Prefeitura no YouTube (www.youtube.com.br/eajucom). 

A audiência funciona como uma ferramenta para discutir as prioridades, diretrizes e metas da administração. Durante a transmissão, que conta sempre com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar a participação social, contribuições e comentários podem ser enviados através do chat disponível na plataforma. 

Para o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, a audiência é uma oportunidade de aproximação entre o poder público e a sociedade, que pode colaborar e participar do planejamento das diretrizes. "A transparência é um dos pilares da nossa gestão, e essa audiência pública é uma importante ferramenta de participação popular, possibilitando que qualquer cidadão aracajuano possa contribuir com a construção do Projeto de Lei", comenta. 

No encontro virtual, o coordenador-geral de Orçamento da Seplog, José Leilton de Almeida, fará a explanação do PLDO e das metodologias utilizadas para sua confecção. Para Leilton, a participação da sociedade, neste momento, é fundamental. "Isso dá ao Executivo Municipal maior respaldo na forma como a verba pública será aplicada", afirma.

Consulta

A Prefeitura também disponibiliza mais uma forma de participação para que a sociedade manifeste seus principais anseios em relação aos serviços da administração municipal. Através da Consulta Pública, os cidadãos têm a oportunidade de contribuir com sugestões para ações, obras, programas e projetos prioritários para as diversas localidades da capital. 

A Consulta Pública para o PLDO está disponível no site da Prefeitura até o próximo dia 24. Clique aqui para acessar o questionário.