Prefeitura realiza formação de educadores da rede municipal para avaliação de leitura

Educação
17/05/2022 15h30

Com o objetivo de oferecer orientações sobre o método de avaliação de leitura para alunos do 1º ao 5º ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a Formação para Aplicação da Avaliação de Leitura. O curso formativo aconteceu nesta terça-feira 17, no auditório Padre Antônio Vieira de Melo, bairro Siqueira Campos.

A formação foi voltada para coordenadores pedagógicos, assistentes de alfabetização e estagiários participantes do projeto Tutoria Pedagógica, realizado nas unidades escolares com oferta de Ensino Fundamental. Os ministrantes do curso foram o coordenador do projeto Educar pra Valer, Fernando Rony, e a assistente de coordenação Gisane Monteiro.

O coordenador explica que o grande objetivo destas avaliações de leitura é conhecer o progresso de aprendizagem dos alunos e não esperar para ter um diagnóstico apenas no final do ano. "É uma avaliação mensal e precisa para intervenções adequadas em um menor espaço de tempo. Se, de um mês para o outro, não for possível perceber avanços significativos na aprendizagem das crianças, será necessária uma interferência séria nas estratégias que estão sendo adotadas", ressalta Fernando Rony. 

Ele diz, ainda, que o contexto atual mostra um cenário em que algumas crianças sabem bem mais e outras têm muita dificuldade no aprendizado, por conta da pandemia. 

"Foi muito bom ouvir e compartilhar os relatos que os coordenadores nos apresentaram sobre  as estratégias que estão sendo usadas em cada escola para diminuir o desnível de aprendizagem e como estão conseguindo garantir uma maior equidade no seu desempenho”, enfatiza o coordenador.

Estagiária de Pedagogia, Bárbara Betina afirma que o curso é fundamental neste momento, já que a leitura é a base da vida estudantil e as crianças que estão retornando à sua jornada escolar neste período de pandemia têm apresentado bastante dificuldade.

"Esse curso nos entrega alternativas para que os alunos sejam estimulados a aprender através de alguém que os acompanhe. O ato da cópia faz com que eles desenhem as letras. Na leitura, podem entender e interpretar os textos, habilidades que os auxiliarão no aprendizado de outras disciplinas e em diversas funções que lidarão no decorrer da vida", pontua Bárbara.

Coordenador da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, Alessandro Félix diz que incentiva os professores para que participem das formações realizadas pelo Projeto Educaju, e destaca os pontos que mais lhe chamaram atenção neste encontro.

“Foi muito interessante pensar nas novas estratégias. Depois que a prova é aplicada, temos o diagnóstico e é pensado 'o que fazer?'. Ter este acesso aos novos conteúdos e a ideia de trazer a leitura e escrita mais para a prática, significa dizer ao professor que ele não está só, que tem uma rede, uma coordenação e material de apoio", considera Alessandro.