Em parceria com a Prefeitura, Conselho Tutelar realiza blitz "Faça Bonito"

Assistência Social e Cidadania
17/05/2022 17h48

O Conselho Tutelar do 3º Distrito, órgão vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu na tarde desta terça-feira, 17, a blitz “Faça Bonito” na Praça Fausto Cardoso, região central da cidade, em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado nesta quarta-feira, 18 de Maio.

De acordo com a presidente do CMDCA, Natália Dalto, o 18 de Maio é uma campanha que acontece há 22 anos em todo o Brasil para sensibilizar a sociedade e os poderes públicos sobre as violências sofridas por crianças e adolescentes, sobretudo a violência sexual.

“É uma atividade promovida pelo Conselho Tutelar do 3º Distrito para prevenção e combate ao abuso e exploração sexual com o objetivo de chamar a atenção dos aracajuanos para conscientizá-los acerca do tema para que denunciem os casos. A maioria dos abusos acontecem dentro de casa, no seio familiar. É muito importante que as pessoas saibam identificar e denunciem pelos canais disque 100, 181 ou acione os conselheiros tutelares”, orienta Natália.

No momento da blitz foram realizadas abordagens sociais com a entrega de folders contendo informações sobre a identificação do tipo de violência sexual, canais de atendimento para denúncia e como estabelecer uma comunicação eficaz com respeito e empatia com a criança ou adolescente que sofreu a violação.

Para entender a diferença, o abuso sexual é cometido por pessoas próximas ao convívio da criança, a exemplo de avôs, tios, irmãos, padrastos, pais ou amigos da família, já a exploração sexual ocorre por ação de pessoas de fora desse círculo. Isso acontece quando usam as crianças e ou adolescentes para ganhar dinheiro, através de ameaças ou promessas vantajosas para as famílias, uma prática também conhecida como prostituição infantil.  

De acordo com o conselheiro tutelar do 3º distrito Álvaro Correia, mais conhecido como Álvaro da Saúde, os conselheiros tutelares de diferentes distritos se reuniram e pensaram em estratégias para alcançar um maior número de pessoas levando orientações acerca da campanha.

“Escolhemos a Praça Fausto Cardoso por ser um local onde transita homens, mulheres, estudantes, famílias, crianças e adolescentes para ressaltar  que prestem atenção aos sinais, para que não deixem nossas crianças vulneráveis ao risco”, conta Álvaro.

A professora de artes de duas escolas estaduais situadas no Bugio, Solange Cardoso, foi ao Centro quando se deparou com a blitz e solicitou aos conselheiros tutelares folders para levar aos seus alunos nas escolas.

“Eu venho trabalhando o tema nas escolas com as minhas turmas. Decidi levar porque é mais fácil deles visualizarem e externarem o que alguns podem vir a sofrer. Às vezes uma brincadeira que pode ser inocente, não é. Estou fazendo o meu papel de conscientizá-los porque é necessário, pois o tema não é tratado nas escolas e quando falamos eles conseguem perceber”, disse.

Símbolo

Representado por uma flor amarela, o símbolo da campanha é utilizado por remeter aos desenhos da primeira infância, fazendo assim, uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Ele foi implementado em banners, cartazes, folders, faixas e camisas utilizadas em ações promovidas pela Proteção Social Especial (PSE) da administração municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracaju. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.

Presenças

Além da Secretaria Municipal da Assistência Social, representada por profissionais e equipamentos que compõem a Proteção Social Especial (PSE) e a Proteção Social Básica (PSB) do Município, estiveram presentes os Conselhos Tutelares do 1°, 2°, 4° e 5° Distritos, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio da Costa Melo, o Colégio Estadual Tobias Barreto e Colégio Gabarito.

Apoio

Para garantir a segurança dos trabalhadores e da população, a ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).