Prefeitura de Aracaju lança parceria com a UFS para o projeto Academia & Futebol

Educação
19/05/2022 13h55

A manhã desta quinta-feira, 19, começou com bastante entusiasmo por parte de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria. O motivo foi o lançamento do projeto Academia & Futebol, voltado para os estudantes dessa unidade de ensino. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição onde o evento foi realizado.  

O projeto beneficiará cerca de 100 alunos com idades entre 13 a 21 anos, e visa promover a melhoria do aprendizado através de atividades que possam ir além dos conteúdos pedagógicos dos livros, tornando a escola um ambiente ainda mais atrativo para todos. As aulas ocorrerão às terças e quintas, no departamento de Educação Física da UFS. Com a colaboração de outros departamentos da instituição, os estudantes também participarão de ações em outras áreas, como atendimento psicológico, atenção odontológica e reforço escolar.

"É uma alegria muito grande para nós poder participar e integrar este projeto em parceria com a UFS. Alguns de nossos estudantes estarão aqui durante uma parte do dia, fazendo uma prática esportiva - no caso, o futebol - e sendo acompanhados por profissionais da Semed e da Universidade. Acreditamos que ações como essa potencializam o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para o exercício da cidadania no futuro", ressalta o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.

Coordenador do projeto, o professor da UFS,  Ailton Oliveira, explica que, para a prática das atividades, cada aluno recebeu dois fardamentos cedidos pela Universidade. De acordo com ele, esse é um projeto nacional, pensado dentro de uma universidade, por isso que ele leva no nome 'Academia'.

“A partir deste trabalho com o futebol, buscamos oferecer mais cidadania às comunidades carentes. Assim que soube do projeto, a Educação de Aracaju tornou-se uma parceira imediata, abrindo as portas e colocando-se à disposição do nosso departamento. Ela que disponibilizou transporte e disponibilizará o lanche desses meninos", explana Ailton.

Trabalho integrado

Como coordenador de Educação Física e Esporte da Semed, José Robson explica que o incentivo às práticas esportivas por parte dos estudantes é fundamental neste momento de retorno das aulas presenciais. "Temos que retomar estas questões para o ambiente da escola.  Diante de desafios como a evasão escolar, da necessidade de mais estímulo para o aluno, é necessário que ele tenha motivos para gostar e conviver neste ambiente. Então a nossa coordenadoria tenta envolvê-los, ainda mais, através do esporte e de conteúdos de Educação Física", elenca.

O professor de Educação Física da Emef, Marcelo dos Santos, já realizava um outro projeto esportivo na unidade de ensino, chamado 'Diomedes Inova', o que lhe encaminhou a esta parceria, através de edital. Ele enfatiza que a escola deve cooperar para o desenvolvimento integral dos alunos, atuando no sentido pedagógico, físico, psicológico, emocional e social de cada indivíduo.

"Precisamos contemplar o aluno como um todo. Por meio do futebol, por exemplo, estamos trabalhando outras disciplinas e tendo o apoio de outras áreas. Tudo isso faz, ainda, com que o menino ou menina sinta-se bem, inserido e um agente importante dentro da educação", destaca Marcelo. 

"Acho ótimo terem criado este projeto. O professor Marcelo fez uma excelente escolha em trazer a gente para praticar futebol na Universidade Federal", expressa a aluna Laisa Gabriele, do 3º ano.

Já o Kleiton Maicon, do 9º ano, diz que o esporte pode ajudar bastante no caminho da profissão que quer seguir."O esporte é uma oportunidade de nos levar mais para a frente. Espero que Deus me abençoe e eu possa conseguir ser um jogador", completa.