Construção de praças no 17 de Março avança e proporcionará maior convivência entre moradores

Obras e Urbanização
23/05/2022 11h57

Em breve, os moradores do bairro 17 de Março terão ainda mais acesso a espaços voltados ao lazer e à convivência. É que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha na construção de quatro praças, que darão mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores da região. 

As novas praças fazem parte do "Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro", que tem como objetivo destinar mais de R$400 milhões em inúmeras obras de intervenções de infraestrutura social e urbana por meio de financiamento.

No momento, as obras das praças 2, 8 e 9 encontram-se em estágio avançado, e se encaminham à fase de finalização. Os trabalhos estão voltados ao plantio de grama das áreas verdes e à instalação de equipamentos de ginástica, que comporão a academia ao ar livre, além do acabamento de brinquedos que farão parte do parque infantil. 

Já a obra da praça 3 iniciou a execução do piso em concreto, e trabalha na construção da quadra de esportes. Também está sendo preparado o solo para iniciar a implantação do gramado.

As quatro praças fazem parte do alto investimento que a gestão municipal vem aplicando em obras públicas no 17 de Março. Em dezembro de 2021, foram entregues ao bairro duas praças (7 e 10) pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que em fevereiro de 2022 inaugurou mais duas (1 e 5). O objetivo é oferecer mais qualidade de vida a quem mora na região.

Todas possuem modelos de infraestrutura semelhantes às que já foram inauguradas na localidade: pista de caminhada em concreto, área verde, árvores plantadas, academia ao ar-livre, parque infantil, iluminação em tecnologia LED, rampas e piso tátil para acessibilidade, bancos e mesas. A praça 03 conta com um campo de futebol society, e a praça 08 com uma quadra poliesportiva.

De acordo o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, as praças trazem um valor importante para a sociedade. “São espaços muito ligados à afetividade dentro dos bairros, porque são nelas que as crianças brincam, os adultos e idosos convivem, é onde também acontece o lazer e o desporto. Estamos investindo R$ 4.682.680,00, financiados pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). É um recurso estratégico, que assegura aos aracajuanos espaços que embelezam e trazem interação nas comunidades”, ressalta.

Programa de Requalificação 

A proposta do Programa de Requalificação Urbana é realizar uma total reformulação urbanística nessas localidades, na busca por desenvolvimento econômico e social, a partir da construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma maternidade e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).