De janeiro a maio, Emsurb atendeu 37 localidades com os serviços de mutirões

Serviços Urbanos
24/05/2022 17h36

Rotineiramente, a Prefeitura de Aracaju promove a conservação das áreas públicas da cidade com os mutirões de limpeza geral. Neste sentido, através da execução simultânea de diversas frentes de serviços, cerca de 37 localidades já foram atendidas, de janeiro a maio deste ano, pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).  

Entre elas, está um dos maiores conjuntos residenciais da capital, o Augusto Franco, no bairro Farolândia, onde, nesta terça-feira, 24, foi iniciado um conjunto de atividades que envolveu a capinagem, varrição e recolhimento de resíduos provenientes de descarte irregular.

“A limpeza regular nos bairros possibilita que sejam evitados acúmulos de água que podem contribuir com a proliferação de vetores que causam doenças à população, a exemplo do Aedes egpity. Além disso, por meio dos mutirões conseguimos atender de maneira igualitária a limpeza das áreas verdes, ruas e avenidas de acordo com o nosso planejamento”, enfatiza o diretor de Operações, Vinícius Almeida, ao destacar a importância da regularidade da ação.

O prazo médio entre o atendimento das demandas levantadas durante monitoramento dos fiscais, até o retorno dos agentes ao bairro é de três meses. “Mas há situações em que retornamos antes mesmo, a depender de alguma necessidade pontual. Para estes casos, contamos com três equipes volantes que fazem a manutenção dos serviços”, informa o coordenador de Limpeza Pública, Everaldo Ferreira.

O andamento dos trabalhos no Augusto Franco foi acompanhado de perto por alguns moradores, como a dona de casa Neuzice Santos. Residindo no conjunto há cerca de 35 anos, ela elogiou a atuação dos agentes.

“Temos uma coleta do lixo bem certinha feita pela Prefeitura e esses serviços evitam que apareçam em nossas casas insetos, ratos e baratas. Mas, para isso, é preciso que as pessoas colaborem para manter a comunidade limpa”, pontua Neuzice. 

“Não tenho do que reclamar. O carro do lixo passa nos dias e horários programados. Além disso, vejo com frequência os garis fazendo a capinação nas ruas”, afirma o senhor Roberto Fidalgo, morador do bairro São Conrado que teve as ações de limpeza concluídas hoje.

De acordo com informações da Diretoria de Operações (Dirop), o prazo de conclusão dos trabalhos no Augusto Franco é de dez dias. Conforme cronograma do dia, também foram atendidos os bairros 18 do Forte, Industrial, 17 de Março e São Conrado. Recentemente, as ações chegaram, ainda, a localidades do Jabotiana, como os conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia.