Prefeitura inicia segundo módulo do ciclo de capacitação sobre Nova Lei de Licitações

Planejamento e Orçamento
24/05/2022 18h25

Teve início nesta terça-feira, 24, o segundo módulo do ciclo de capacitação sobre Licitações e Contratos Administrativos - Nova Lei de Licitações, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), que tem como objetivo capacitar servidores ligados às áreas de aquisições e contratos. O ciclo, cuja aula inaugural foi realizada no dia 16 deste mês, ocorre até o dia 10 de junho e é composto de três módulos.

De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, “este segundo módulo busca capacitar e sanar dúvidas das equipes a respeito de planilhas de custo e análise de contratos, verificando se há algum item que interfira no preço ou fuja do valor de mercado. Após esse curso, os gestores e fiscais de contratos passarão a ter mais conhecimento para gerir os processos”, pontou.

Convidado para ministrar o segundo módulo, cujo tema abordado é “Planilha de Custos e Formação de Preços”, o secretário da Administração, Orçamento e Finanças do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Norival Navas Neto, destacou a satisfação em poder contribuir no evento. “Para mim é uma satisfação muito grande de estar com outros colegas servidores públicos e conhecer a realidade do trabalho de cada um deles, e poder contribuir com a Prefeitura de Aracaju, que tem essa missão tão relevante que é de proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas”, disse.

Para o responsável pela Diretoria Financeira da Secretaria Municipal da Comunicação, Francisco Carlos Albuquerque, “a capacitação é bastante importante, pois serve de norte para todos os gestores, principalmente na área da terceirização, onde os custos são controláveis e a gente não fica a mercê da pesquisa de mercado para chegar ao resultado final de uma licitação. Neste sentido, as nossas expectativas com essa capacitação são as melhores possíveis, principalmente no sentido de aprimorar conhecimentos”, frizou.

Já para Carlos Diego de Brito Freitas, do Controle Interno da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o tema abordado no segundo módulo do ciclo de capacitação é imprescindível para quem atua na área de compras no âmbito do Município. “Vem para suprir uma necessidade da área e que, com certeza, terá um impacto positivo que vai permitir que a gente possa compartilhar esse conhecimento com nossas equipes. O material e o conhecimento compartilhados são excelentes e, sem dúvida, vai influenciar no nosso trabalho diário”, falou.

O curso
O ciclo de capacitação sobre Licitações e Contratos Administrativos – Nova Lei de Leicitações está sendo realizado na Escola de Contas Conselheiro Jorge Amado Nascimento (Ecojan) do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Seplog, e o Tribunal.

Além disso, é dividido em três momentos: Módulo I – Gestão e Ficalização de Contratos Administrativos, realizado nos dias 16 a 19 deste mês; Módulo II – Planilha de Custo e Formação de Preços, que iniciou nesta terça, 24, segue até a próxima quinta-feira, 26; e Módulo III – Lei 14.133/2021: Procedimentos de Contratação na Nova Lei de Licitações, que será realizado nos dias 6, 8, 9 e 10 de junho deste ano.