Prefeito Edvaldo apresenta PPP da iluminação pública de Aracaju em evento internacional do BRICS

Agência Aracaju de Notícias
26/05/2022 14h24

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta quinta-feira, 26, de um evento internacional sobre Parcerias Público-Privadas (PPP) para o Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, organizado pelo BRICS, grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No encontro, o gestor da capital sergipana apresentou os resultados bem sucedidos do município, alcançados com o projeto para modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade, já em andamento e que resultará na substituição de 58 mil pontos de luz pela tecnologia de LED.

Durante a sua participação, Edvaldo detalhou o projeto que tem mudado a paisagem da cidade, trazendo economia de recursos para o município, além de segurança e tranquilidade para a população. "Estou de férias, mas fiz questão de aceitar este convite e participar deste evento internacional, organizado no âmbito do BRICS, voltado para as PPP's. É com orgulho que falo deste projeto para modernização da nossa iluminação pública, com o qual já estamos colhendo resultados positivos, na prática, e que soma um investimento estimado de R$ 257 milhões. Fico mais feliz ainda porque, ao implementarmos um projeto muito bem estruturado, em tempo recorde, nos tornamos uma das primeiras cidades do país a fazê-lo, então é com muita alegria que compartilho com o mundo", expressou.

Ao apresentar o projeto de Aracaju, o prefeito ressaltou, ainda, a importante parceria com o Governo Federal e com o Banco Mundial para a concretização da iniciativa. "Não fosse essa parceria tão fundamental, hoje, não teríamos percorrido o caminho que já percorremos, conseguindo alcançar 40% dos quase 60 mil pontos de luz existentes já transformados pela nova tecnologia, levando modernização ao parque de iluminação pública de 47 bairros. Além disso, estamos reduzindo em 14% o consumo de energia e gerando economia de quase 12% aos cofres municipais. Quando o projeto estiver concluído, o município contará com 100% dos pontos de iluminação em Aracaju com lâmpadas LED", afirmou o gestor, acrescentando que, o projeto inclui a instalação de iluminação cênica em 16 pontos turísticos da capital.

PPP da iluminação

A PPP da iluminação pública de Aracaju foi um das primeiras a serem realizadas no setor com apoio do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas na União, no Distrito Federal, nos Estados e nos Municípios (FEP). Coordenada pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia e administrado pela Caixa Econômica Federal, a iniciativa contou com o suporte do Internacional Finance Corporation  (IFC), da Global Infrastructure Facility (GIF) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Após ter o projeto estruturado e aprovado, a capital sergipana avançou para a escolha do consórcio responsável pela modernização do seu parque de iluminação pública, que ocorreu em agosto de 2020, em leilão na operadora Bolsa Brasil Balcão (B3), em São Paulo. O contrato para 13 anos de prestação de serviços foi assinado em dezembro do mesmo ano e desde então, o projeto tem sido colocado em prática. Ele prevê, além da substituição das lâmpadas, o uso de dispositivos de telegestão (câmeras) que vão contribuir para inibir crimes e aumentar a sensação de segurança da população. A iniciativa se inscreve no contexto do Programa Federal de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.