CGM e TCU discutem processo de implantação do programa federal e-Prevenção

Controladoria Geral do Município
27/05/2022 12h18

Após constituir a Comissão de Trabalho composta por cinco de seus diretores, a Controladoria-Geral do Município (CGM) se reuniu com o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) e coordenador do Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe (FOCCO), Jackson Souza, para debater detalhes acerca da implantação do programa e-Prevenção, uma iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública. 

Voltado aos gestores públicos de todo o país, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) disponibiliza essa ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e prevenção à corrupção como apoio às mais de 18 mil organizações federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral acredita que “a adesão dos órgãos e entidades da administração pública do poder executivo municipal ao PNPC é uma oportunidade de avançar no processo de melhoria da gestão, na expectativa de ampliar a percepção positiva do cidadão e sociedade civil organizada em relação às suas instituições públicas, em especial quanto aos níveis de integridade e transparência”.

De acordo com o coordenador FOCCO, Jackson Souza, o PNPC está em sua segunda fase, neste ano de 2022. 

“Após o sucesso do ano passado, com a forte adesão dos órgãos públicos e a realização por eles da autoavaliação dos mecanismos de prevenção à corrupção, para este ano, as controladorias assumem papel de destaque na promoção de uma cultura de integridade nas organizações”, pontua Jackson. 

Ele ressalta ainda que a aproximação e interação dos órgãos de controle é o fundamento básico e elemento essencial do FOCCO, que conduz o PNPC no estado.

“A CGM, como promotora desse processo no âmbito municipal, tem papel de destaque nas novas adesões e orientação aos órgãos municipais participantes de como implementar essas melhorias, e isso foi tratado no proveitoso encontro com o secretário Eliziário Sobral e sua equipe”, pondera o coordenador.

Por sua vez, o presidente da comissão e diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da CGM, Antônio Álvaro de Carvalho, enfatiza que “temos um grande desafio pela frente para estabelecer as prioridades, e desenvolver as atividades que vão proporcionar as melhorias que se espera”.