Caravana do Esporte e das Artes: Aracaju abre ciclo de projetos sociais de 2022

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2022 11h52

Fomentar a educação, através de atividades esportivas e lúdicas. Este é um dos principais objetivos da Caravana do Esporte e das Artes, que acontece em Aracaju, com apoio da Prefeitura, até o dia 2 de junho. O evento iniciou nesta terça-feira, 31, no Estação Cidadania Radialista Carlos Magno, no bairro Bugio, e a solenidade de abertura contou com a presença do prefeito em exercício, Vinicius Porto. 

Após, aproximadamente, dois anos de isolamento social por causa da pandemia, cerca de 1.800 alunos da rede de ensino municipal de Aracaju estão tendo a oportunidade de vivenciar, de maneira presencial, diversas atividades esportivas e de artes. 

O projeto Caravana do Esporte e das Artes é desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mumalanga, com parcerias com a Disney e UNICEF, e passará por algumas cidades brasileiras. Aracaju foi escolhida para ser a primeira capital a sediar o ciclo de 2022 do projeto. 

O prefeito em exercício, Vinicius Porto, marcou presença no primeiro dia de Caravana do Esporte e das Artes. Para ele, é motivo de alegria para Aracaju receber um evento dessa magnitude. 

“A Caravana do Esporte poderia estar em qualquer outra cidade do Brasil, mas veio para Aracaju primeiro, fazer com que nossas crianças pratiquem cada vez mais esporte. Essa sempre foi uma preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira. Portanto, hoje, é uma felicidade muito grande, estarmos aqui representando o povo aracajuano neste grande evento”, disse o prefeito interino.

De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, além das atividades recreativas, também será realizada uma capacitação dos professores da rede de ensino da capital, com aplicação de metodologia para formação continuada em esporte educacional.

“Hoje é um dia de muita alegria e felicidade. Não é à toa que o nome do espaço que recebe esse evento é Estação Cidadania porque ele é do cidadão. Aqui, já foi centro de vacinação, atividades artísticas, culturais e, nesses dias, o Estação Cidadania é da criança. Teremos três dias de muitas atividades recreativas e, principalmente, uma capacitação com os professores, para que eles possam estar realmente preparados para trabalhar o esporte com essas crianças, com aspecto da ludicidade, trazendo o prazer, a alegria pra essa garotada em praticar o esporte, em praticar as artes”, destaca Sérgio.

Educação e esporte são dois assuntos que andam lado a lado, assim como a arte integra de maneira significante, quando o assunto é a formação de uma sociedade cada vez mais igualitária. Trabalhar essas atividades é também uma forma de reaproximar os alunos das escolas, depois de dois anos em que passaram afastados, segundo destaca o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu. 

“Voltamos de um período de pandemia, então, fizemos um processo de capturar essas crianças e cativar esses adolescentes para que eles retornem para sala de aula, para que possam vivenciar a alegria de estar novamente nas escolas. Não tenhamos dúvidas, o esporte é uma ferramenta fundamental nesse processo”, afirma o secretário. 

Ainda conforme Ricardo Abreu, a educação física e as artes são muito importantes para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. “São componentes que fazem com que esse público se desenvolva fisicamente e mentalmente. Já existem claros estudos que relacionam, por exemplo, a ideia de que uma criança que pratica esporte e que está relacionada com as artes, demonstra bons desempenhos em componentes curriculares como português, matemática, ciências”, reitera. 
 
Apoio
 
Na capital sergipana, o apoio da Prefeitura é feito por intermédio das secretarias municipais da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Educação (Semed), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cedendo o espaço, transporte para os alunos e professores, bem como a alimentação e hidratação dos participantes, além de organização do trânsito nas imediações, e segurança.  
 
Confira a programação:
 
31/05 (terça-feira)
 
8h às 17h - Arena Caravana - atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h - Cursos de formação de professores - Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
9h - solenidade oficial de abertura - na Tenda das Caravanas
15h - visita à Arena da cantora Lia Sophia - Tenda da música
18h - Seminário :  Educação e neurodiversidade:  desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.
 
01/06 (quarta-feira)
 
8h às 17h -  Arena Caravana - atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h - Cursos de formação de professores- Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte
10h - Colóquio com a Chef Adriana Saldanha - Cozinha nas escolas - sabores regionais e processos ambientalmente saudáveis (*Participação da cantora Lia Sophia)
18h - Seminário :  Educação e neurodiversidade:  desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.
 
02/06 (quinta-feira)
 
8h às 17h - Arena Caravana - atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h - Cursos de formação de professores - Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
17h30 - solenidade de encerramento da etapa Aracaju das Caravanas