Combate ao Aedes: Prefeitura já recolheu mais de 20 mil pneus neste ano

Saúde
02/06/2022 16h08

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza trabalho preventivo e intersetorial no recolhimento de pneus com objetivo de evitar que sejam descartados de forma inadequada, se tornando potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti. Somente neste ano, foram recolhidos 20.691 pneus.

O serviço é feito junto a borracharias e empresas de manutenção de pneus. A Secretaria da Saúde monta cronograma de recolhimento e passa nos locais, semanalmente, de segunda a sexta-feira. 

“Além das borracharias e empresas, que atuam com serviços de manutenção de pneus, também recolhemos pneus descartados em terrenos baldios ou locais públicos e somos acionados por meio de denúncias na ouvidoria, pelo número 0800-729-3534”, explica o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana.

Cadastro e denúncias

Para cadastrar um ponto de coleta de pneus ou denunciar o descarte irregular desses ou de qualquer outro material que possa se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidora da SMS, por meio do 0800 729 3534, digitando a opção 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Execução da coleta

Ainda segundo Jeferson, para execução do serviço, um caminhão faz a coleta e um supervisor da SMS acompanha o cumprimento do cronograma. Após a coleta, os pneus são armazenados no galpão cedido pela Emsurb, localizado no bairro Siqueira Campos, para depois serem reutilizados de maneira ecologicamente correta.

Cata-treco

Além da coleta de pneus, a parceria entre SMS e Emsurb contempla, também, outra ação importante no combate ao Aedes aegypti na capital: o Cata-treco, serviço que recolhe resíduos sólidos em desuso pela população, realizado entre segunda e sexta-feira, e aos sábados, quando está presente nos mutirões de combate ao mosquito. O próximo mutirão de limpeza ocorrerá dia 11, no bairro Japãozinho.