Prefeitura discute construção de acordo de cooperação com cidade chinesa

Fazenda
02/06/2022 17h11

A Prefeitura de Aracaju, através do secretário da Fazenda, Jeferson Passos, participou nesta quinta-feira, 2, de uma reunião online com representantes de Yantai, cidade do Sudoeste da China, integrantes do consulado chinês de Recife, além dos secretários municipais de Governo, Evandro Galdino, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

Em pauta, tratativas de cooperação entre as duas cidades para as áreas econômica, cultural e de tecnologia, de modo a criar mecanismos que contribuam com o desenvolvimento de tais setores na capital sergipana.

No encontro virtual, a Prefeitura de Yantai demonstrou aspectos socioeconômicos da cidade, principalmente sobre as áreas ligadas ao setor industrial, maior expertise da localidade. Já Aracaju, fez uma apresentação focada no potencial turístico da capital, mostrando indicadores econômicos e a qualidade de vida alcançada no município.

"Esta não é a primeira reunião do nosso grupo de trabalho. As discussões têm ocorrido ao longo do tempo, com troca de informações e experiências positivas em políticas públicas dos mais diversos setores da economia, de maneira a construir um acordo de cooperação que venha a estreitar os laços das duas cidades", disse o secretário da Fazenda.

Jeferson Passos ressaltou que Aracaju já possui uma cooperação com o consulado Chinês. Foi dessa relação, inclusive, que surgiu o convite para que o gestor fizesse uma espécie de intercâmbio em 2018, viabilizando a ida dele a cidade de Sichuan.

"Lá, tivemos contato com alguns conceitos de cidade inteligente, e muito dessa troca, inclusive, já foi introduzido em Aracaju. A sinalização semafórica atual e o controle operacional com gestão integrada na saúde são alguns exemplos dessas boas práticas identificadas lá e que foram reproduzidas aqui", informou.