Semana da Economia Criativa oferece workshops e oficinas para aracajuanos

Cultura
03/06/2022 15h20

Com o intuito de fortalecer a economia local e sua profissionalização, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), oferece aos aracajuanos a Semana da Economia Criativa. Com oficinas e palestras, o evento ocorre a partir da próxima segunda-feira, 6, e segue até a sexta, dia 10.

A Semana da Economia Criativa faz parte da contrapartida do Edital de Subsídios para Espaços Culturais, da lei de fomento à cultura – Lei Aldir Blanc. Os workshops e oficinas ocorrem na Escola de Artes Valdice Teles, no Centro Cultural de Aracaju e pela plataforma online Google Meet. 

As turmas estão limitadas a 25 alunos e os interessados podem se inscrever por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1Jf7xR5pU_ra9OyO2v6anlgK-XEmZXzcLWM2UWfvpjXA/viewform?edit_requested=true

O evento conta com o Workshop Empreendedorismo Criativo, ministrado por Isabele Ribeiro, no dia 6, das 15h às 17h, via Google Meet; e, nos dias 7 e 8, das 10h às 12h, na Escola de Artes Valdice Teles e no Centro Cultural de Aracaju, respectivamente. Além da palestra, é oferecido oficinas de economia criativa, gestão de marcas e produção cultural, com Vinícius Benevides, no dia 9, das 10h às 11h30 e 11h30 às 13h; e no dia 10, das 10h às 13h. As oficinas ocorrem no Centro Cultural de Aracaju.

A empresária Isabele Ribeiro, que trabalha à frente da feira criativa Gambiarra há 10 anos, explica que o workshop é a continuidade de um trabalho que eles desenvolve na empresa sobre empreendedorismo. 

“Trabalhamos com empreendedorismo, com economia criativa, com foco em pequenos empreendedores e seu fortalecimento. Entendemos que, agora, precisamos focar na profissionalização deles. Faremos um resumo do ato de empreender nesse aulão, baseado em quatro frentes: autoconhecimento, marketing, financeiro e contabilidade”, comenta Ribeiro.

O empresário Vinícius Benevides, que comanda o centro cultural Doca, também informa sobre o que esperar das oficinas. “Vamos conversar sobre o processo de criação e desenvolvimento da marca Doca, de como a economia criativa pode ser aplicada e de que forma a gente pode trazer isso para o negócio. Falaremos também sobre produção cultural, dando dicas de como captar recursos, conseguir colaboradores para um projeto, além de conversar sobre a história da construção da Doca”, destaca Benevides.