Prefeitura e UFS promovem projeto Viver Mais Leve na rede básica de Aracaju

Saúde
07/06/2022 15h59

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolve o projeto “Viver Mais Leve”, com o objetivo de combater o enfrentamento à obesidade dos usuários do Sistema Único de Saúde, em Aracaju. Até o momento, apenas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ávila Nabuco está participando, porém, a ideia é que, em breve, todas sejam contempladas.

Iniciado no mês de maio, o projeto terá uma duração de três meses, com um grupo de 25 pessoas com sobrepeso e doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Segundo a nutricionista da unidade, Elenice de Oliveira, o índice de massa corpórea (IMC) do usuário é analisado e, a partir disso, são implantadas medidas individuais e coletivas do controle do peso.

“Atendemos na UBS, individualmente, os pacientes na consulta médica e os atendimentos coletivos através do Viver Mais Leve. No projeto, verificamos se os participantes estão cumprindo as metas e se conseguiram melhorar a qualidade de vida. Se não, ajustamos o que for necessário. O projeto não visa só o emagrecimento, mas também a leveza no estilo de vida, nas relações interpessoais”, enfatiza Elenice.

A UBS conta com uma equipe de profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas, que foram capacitados e estão aptos a acolher os usuários neste projeto.

Os profissionais também verificam se os usuários precisam ser encaminhados para um tratamento de maior complexidade e, nestes casos, os pacientes são encaminhados para o setor de endocrinologia do Centro de Especialidade Médica (Cemar Siqueira Campos), por meio do sistema de regulação da Secretaria da Saúde.