Escola da rede municipal realiza parceria para trabalhar educação ambiental

Educação
07/06/2022 17h48

A Prefeitura de Aracaju tem buscado promover ações de educação ambiental nas unidades de ensino. Para isto, são realizadas parcerias importantes, como na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, onde estudantes do 9º ano participam do projeto "Tecnologias Sustentáveis para o Futuro". 

A iniciativa é fruto de parceria entre a Emef e a ex-aluna da unidade de ensino Emily Gabriela Marques, que é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestranda em Informática pela mesma instituição.
 
O foco de sua pesquisa está em estudos de computação social e redes de computadores, abordando temas relacionados à saúde e ao meio ambiente. Os workshops do projeto são realizados todas às segundas-feiras.

Emily explica que o intuito é identificar, junto aos estudantes, os principais desafios relacionados ao descarte de resíduos no bairro, utilizando o auxílio de sistemas digitais para possíveis soluções.

"Temos uma reserva ambiental, aqui na Coroa do Meio, com um ecossistema bem importante para a vida marinha e com problema por causa do despejo do lixo. Percebi essa necessidade de despertar a comunidade para a situação e resolvi, com os alunos, desenvolver um sistema digital que auxilie nesta questão. Conversei com os gestores escolares e eles se mostraram bem abertos ao projeto", relata a egressa.

Nesta primeira fase, durante o primeiro semestre do ano letivo 2022, os alunos estão construindo um site informativo, denominado por eles como 'Reciclaju'. Mais adiante, trabalharão em lixeiras digitais e interativas.

"Estamos desenvolvendo um software, etapa por etapa. Passamos pela fase de análise, definição de público-alvo e agora estamos trabalhando a conscientização ambiental e a construção de layout", conta Emily. 

Projetos extraclasses

Esta é uma possibilidade encontrada pela Emef Juscelino Kubitschek para realizar ações que buscam transformar positivamente a realidade ao redor da escola, despertando toda a comunidade escolar acerca da importância da cidadania e da consciência ambiental. A unidade de ensino trabalha, ainda, em outros projetos que visam o desenvolvimento do aluno como um todo.

A coordenadora pedagógica da escola, Karla Angélica, afirma que, em cada unidade do semestre, todas as turmas estão trabalhando temas relacionados aos valores morais, como respeito, honestidade e cooperação. A decisão foi uma resposta ao retorno das crianças e jovens para o ambiente social, com a volta das aulas presenciais.

"Temos, também, banda marcial, aulas de Judô e Karatê. Em parceria com o Instituto Paes Mendonça, são realizado os projetos: Cine Sementeira, aulas de informática básica, e um outro que iniciaremos, entre os meses e junho e julho, que são as oficinas de empregabilidade, para os alunos aprenderem como se portar em entrevistas de emprego, formular um currículo e como funciona o mercado de trabalho. Já através da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), 15 alunos desta escola foram contemplados no programa Jovem Aprendiz", ressalta a coordenadora.