Prefeitura oferta nova oficina voltada a capacitar profissionais do turismo

Formação para o Trabalho
07/06/2022 20h21

Com a intenção de continuar fomentando o turismo na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da parceria entre a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), promoveu a oficina intitulada Hospitalidade na Experiência Turística (8h), nessa segunda e terça-feira, 6 e 7, das 13h às 17h, na Escola do Legislativo de Sergipe (Elese). O objetivo da capacitação é aprimorar os profissionais do setor de turismo para proporcionarem uma melhor recepção e experiência aos turistas que visitam Aracaju.

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, esta é uma capacitação primordial para os profissionais que atuam no setor de turismo. “A nossa cidade, além de linda, tem muito a oferecer ao turista. Mas, é preciso pensar em como eles são recebidos aqui. Diante disso, pensamos, juntamente com a Semict, em trazer essa qualificação com intuito de enriquecer o conhecimento deles e que vai impactar positivamente no fomento do turismo em Aracaju”, afirma a presidente.  
 
A oficina foi conduzida pela instrutora e turismóloga da Semict, Viviane Castro, que possui uma vasta experiência profissional e abordou tópicos pertinentes à maneira de receber e acolher os turistas em Aracaju. Além disso, proporcionou aos participantes aprendizados sobre como melhorar o atendimento, a hospedagem e como montar os roteiros de maneira que agregue ainda mais a experiência do turista. 

A diretora de Formação e Qualificação Profissional, Sandra Magna Rezende, acredita que esta é uma forma de impulsionar as atrações turísticas. “Pensamos em realizar uma capacitação voltada a contribuir com as ações de hospitalidade no turismo, pois não tem coisa melhor do que ser bem recebido em um lugar. Com isso, ofertamos essa capacitação para aprimorar os conhecimentos dos prestadores desse serviço”, explica Sandra. 

Preparação
 
O turismo é um segmento que colabora com o crescimento de uma região, pois propõe um desenvolvimento na economia e cultura. Dessa maneira, é preciso mostrar que os profissionais desse setor estão preparados para recepcionar quem vem de fora da melhor maneira possível. 

E essa preparação alcançou o aluno Eduardo Cabral, de 43 anos. Ele atua como guia de turismo em Sergipe e em outros lugares e conta sobre a importância dessa capacitação. “Para quem trabalha nessa área, é muito importante saber sobre as hospedagens, pois montamos roteiros. É importante se qualificar para atender melhor o cliente”, diz Eduardo.

Além de ser guia de turismo, o aluno Rosival dos Santos, de 45 anos, também atua como fotógrafo. O participante relata que a oficina consegue aprimorar os conhecimentos de quem já trabalha no segmento turístico. “Para mim, a importância da oficina é primeiramente o cuidado por parte da Prefeitura em pensar no fomento dessa área. Fiquei muito feliz em participar dessa capacitação porque acrescentou na forma de conduzir e trabalhar com as pessoas”, conta Rosival.