Semana do Meio Ambiente: Prefeitura apresenta Plano de Manejo do Parque do Poxim

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2022 13h32

Nesta sexta-feira, 10, encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Aracaju apresentou o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Poxim. O plano é um documento que aborda diversos estudos, incluindo diagnósticos dos meios físico, biótico, socioeconômico e urbanístico do local, e estabelece normas, restrições para o uso, além de ações a serem desenvolvidas, bem como manejo de recursos naturais da Unidade de Conservação (UC) e da Zona de Amortecimento. 

Todo o estudo foi realizado a partir do Decreto Municipal nº 5.370, de agosto de 2016, que criou o Parque Natural Municipal do Poxim, com a finalidade de preservar recursos naturais, assegurar os serviços ambientais e as relações ecológicas e a preservação do ecossistema da sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim.

Fechando a programação da Semana do Meio Ambiente, o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, destacou a importância de todo estudo que foi realizado para a elaboração do Plano de Manejo, ressaltando que “a finalização desse projeto é o início de um novo trabalho”, valorizando a importância do plano e explicando o que esperar a partir desses resultados finais apresentados.

“Esse documento é fundamental para a formulação da Política Pública de Meio Ambiente da cidade de Aracaju. Ele foi produzido a partir de estudos sobre as condições da área do Parque Natural do Rio Poxim, uma área de mais de 1,7 bilhão de metros quadrados, destinados à conservação na cidade. Agora, temos um documento norteador de como vamos utilizar o parque e como vamos incorporá-lo aos ativos ambientais da cidade. Ainda temos mais passos a serem dados, no sentido de construção de um comitê gestor da área e, a partir disso, documentos adicionais, incorporação de instituições de ensino e pesquisa, novos estudos para agregar mais conhecimento, mais integração e com isso levar o que é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado sobre a área”, destaca Alan.

A elaboração do plano de manejo contemplou etapas como o processo participativo, diagnóstico socioambiental, o zoneamento do parque, programas de gestão do parque, com seus respectivos subprogramas, analisando blocos de atividades essenciais para a preservação do local. 

De acordo com a coordenadora do Plano de Manejo, Rovena Teodoro, durante o diagnóstico foi identificado que, mesmo estando em uma área urbana, a UC se encontra em bom estado de preservação.

“Durante o diagnóstico, foi surpreendente verificar que existem trechos de manguezais bem preservados e que tem uma fauna ainda bem diversificada e abundante em alguns locais. O Plano de Manejo vai preservar e ampliar ainda mais a conservação desse ecossistema. Como ele envolve grandes blocos de atividades, fizemos, primeiro, uma etapa de planejamento e, na sequência, o diagnóstico do meio ambiente, da parte social e, em seguida, passamos para a execução do zoneamento, que é definir as áreas do parque e o que pode ou não ser feita em cada uma delas”, explica Rovena.

Semana do Meio Ambiente

O secretário destacou, ainda, os resultados obtidos com as ações da Semana do Ambiente, cuja programação foi desenvolvida entre os dias 8 e 10 deste mês. Conforme Alan, todo o trabalho realizado pela Sema ao longo dessa semana visou contemplar os estudos sobre o meio ambiente que são realizados pela pasta e as ações de conservação, que não só a secretaria pode tomar, mas também a população aracajuana.

“O Plano de Manejo sintetiza o esforço em estudos de conhecimento da Sema como base dessa Semana do Meio Ambiente, que foi a educação ambiental, a conscientização. Nas diversas ações que realizamos, desde o plantio de árvores, no combate à poluição sonora, na ação de limpeza de praias, sempre contamos com a equipe de educação ambiental presente. A Prefeitura tem agido estrategicamente, estudando e definindo políticas públicas com persistência e, por meio da educação ambiental, conclamamos a sociedade para caminharmos juntos”, pontua o gestor. 

Ao longo desta semana, a Prefeitura, através da Sema, realizou diversas ações pela cidade em alusão à Semana do Meio Ambiente, trabalhando, de forma educativa, a importância da limpeza de praias, das problemáticas provocadas pela poluição sonora, além do plantio de árvores na cidade e distribuição de novas mudas por meio do Carro da Árvore.