Forró Caju 2022: Emsurb realiza sorteio para comércio ambulante

Serviços Urbanos
10/06/2022 15h56

Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realizou, na manhã desta sexta-feira, 10, o sorteio entre os 885 inscritos para comercializar produtos na área interna do Forró Caju 2022. Na ocasião, foram concedidos, por meio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), 186 pontos de comercialização na festa que ocorrerá nos dias 23, 24, 25, 26, 28 e 29 de junho, na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os Mercados Centrais.

Durante o sorteio, aberto ao público, foram sorteados eletronicamente: duas para comércio de acarajé; 18 para adereços juninos; 12 para amendoim; 10 para box de bebidas; 36 para isopor de bebidas; duas para caldo de cana e pastel; 22 para drinks (Capeta); seis para food truck; 22 para lanches; duas para milho verde; seis para pipoca; seis para towner, duas para whisky; e 40 para guloseimas (doces e balas). Para cada atividade de comércio foram sorteados dois números para vagas de suplência, caso haja necessidade de substituição por desistência ou a não quitação do boleto da taxa de liberação de espaço público.

Participando do Forró Caju pela primeira vez, o comerciante Gilvan Santos não escondeu a felicidade ao ser contemplado na categoria drinks. ‘'Trabalho no ramo há mais de 20 anos e essa festa era muito esperada por mim, pois ter uma renda extra é sempre bom e ajudará muito no orçamento da minha família. Estou muito feliz”, frisa.

A oportunidade de complementar a renda também agradou o vendedor José Alexandre dos Santos.“Depois de dois anos, voltar a vender em um evento do porte do Forró Caju é uma felicidade. Estou bastante confiante”, afirma ele que foi sorteado em uma das vagas para a comercialização de balas e doces.

O comerciante Michel Aragão, que comercializará bebidas em box, elogiou a organização no processo adotado para o sorteio. “Tudo foi feito com muita transparência, desde o cadastro até hoje. Saio daqui contente e com boas expectativas de bons lucros nas vendas”, comenta.

De acordo com o edital de chamada pública nº 01/2022, publicado no Diário Oficial do Município, o direito de exploração será concedido mediante o pagamento à Emsurb, de Preço Público para liberação do Termo de Permissão de Uso (TPU). Os sorteados deverão comparecer ao setor de Arrecadação da empresa municipal, situado no Parque da Sementeira, nos dias 13, 14 e 15 de junho, para a retirada dos respectivos boletos, que deverão ser quitados até o dia 17 do mesmo mês e entregue no dia 20 de junho, na sede da Direpa, para recebimento do Termo de Permissão de Uso. 

“Caso, o contemplado não apresente a quitação até a data agendada, dia 20 de junho, será automaticamente substituído pelo suplente, também devidamente sorteado (em número de dois) na data de hoje, 10”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

O presidente acrescentou, ainda, que, caso o evento Forró Caju 2022 reserve direitos comerciais com patrocinadores, fica o sorteado condicionado à comercialização de produtos conforme a respectiva marca patrocinadora. “Além disso, haverá por toda área da festa mapas de localização sinalizando os pontos de comercialização”, acrescentou.

Por fim, Bruno lembrou que os sorteados deverão apresentar, obrigatoriamente, foto 3x4, além do certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Os contemplados que não apresentarem o referido certificado perderão a oportunidade de trabalhar no evento”, complementa.